São Paulo - A confiança do consumidor brasileiro voltou a crescer em maio, após uma pausa no mês anterior, apontou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Contribuíram para o avanço o recuo da inflação e dos juros.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou, segundo a FGV, 2,0 pontos percentuais e atingiu 84,2 pontos em maio, na comparação com abril. De acordo com a coordenadora de pesquisa, Viviane Seda Bittencourt, o estudo ainda não captou os impactos da crise política, iniciada na semana passada. O aumento das incertezas pode provocar, na visão da especialista, uma maior cautela dos consumidores brasileiros nos próximos meses.
"O resultado [de maio] foi influenciado pela melhora das expectativas com relação à situação financeira das famílias e o ímpeto de compras. Ambos influenciados positivamente pela inflação mais baixa e os juros nominais em trajetória de queda", afirmou, em nota.
O resultado decorreu do ganho de 3,5 pontos no Índice de Expectativas (IE), para 94,6 pontos. Já o Índice da Situação Atual (ISA) caiu 0,3 ponto.
Fonte: DCI São Paulo