São Paulo - As vendas do varejo brasileiro cresceram 0,9% em maio na comparação com o mesmo mês de 2016, segundo o indicador da operadora de cartões Mastercard, no entanto, quando avaliado as vendas dos três meses até maio, há queda de 0,4% sobre um ano antes.
Segundo a empresa, o resultado é ligeiramente melhor do que o trimestre anterior, quando declinaram 2%. As vendas pela internet continuaram a ser destaque no indicador, com alta de 20,7% ante a maio de 2016. Setores como supermercados, móveis e eletrodomésticos e vestuário também apresentaram desempenho superior às vendas totais do varejo, informou a Mastercard.
Na avaliação da empresa, o Dia das Mães, segunda data comercial mais importante do varejo brasileiro, ajudou a aumentar as vendas em maio. Na semana anterior à comemoração, houve crescimento de 8,2% sobre o período equivalente do ano passado.
Por regiões, o Sudeste, que representou 60% das vendas totais no mês, foi o único que teve desempenho acima da média, de 1,8%. A região Sul também apresentou crescimento, de 0,6%. Norte, Centro-Oeste e Nordeste, por outro lado, tiveram redução nas vendas, de 2,3%, 1,6% e 0,4%.
Instabilidade
O diretor de Pesquisa Econômica da Mastercard Advisors, Kamalesh Rao, afirmou que o ambiente econômico segue desafiador, com a perspectiva de alta do desemprego e deterioração da massa salarial. "Mesmo assim, a confiança do consumidor continuou crescendo. Nesse contexto, há uma possibilidade de melhora gradativa no comércio varejista do País nos próximos meses."
O indicador da Mastercard, informa sobre gastos no varejo nacional. O dado é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos Mastercard e estimativas das as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.
Fonte: DCI São Paulo