Vendas nas lojas de conveniência crescem, na contramão do varejo no País

Leia em 1min 30s

Ao contrário do que aconteceu com o varejo no País, as vendas nas lojas de conveniência cresceram em 2016, mostram dados de uma pesquisa do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) divulgada com exclusividade para o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado. Enquanto as vendas no varejo recuaram 6,2% em 2016, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as das lojas de conveniência registraram expansão na mesma magnitude desse declínio, de 6,2%, atingindo faturamento de R$ 7,2 bilhões.

 

Além disso, o tíquete médio das lojas de conveniência avançou 7,3%, para R$ 11,91. O número de transações no canal também cresceu, com aumento de 3,3%. Já a venda média por loja no canal registrou ganho de 5,3%, em faturamento.

 

De acordo com o Sindicom, as empresas de distribuição de combustíveis têm buscado fidelizar os consumidores por meio de programas de relacionamento e promoções instantâneas. A classe média e a alta representam 97% do faturamento das lojas de conveniência. O levantamento também revelou que as lojas de conveniência elevam em torno de 20% as vendas de combustíveis nos postos.

 

Para Ricardo Spinelli, diretor presidente da Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustível e de Conveniência (Abieps), o setor de lojas de conveniência tende a crescer, considerando que atualmente o País conta com mais de 40 mil postos de combustíveis, ao passo que o número de lojas de conveniência é apenas cerca de 7 mil. O assunto será um dos temas de discussão da Expopostos & Conveniência, que acontecerá em São Paulo neste mês.

 

 

Fonte: Estadão Conteúdo


Veja também

Dois anos após 'fundo do poço', Bombril volta ao azul e planeja investimentos

Quase dois anos após atingir o fundo do poço, com falta de produtos nas gôndolas de supermercados e ...

Veja mais
Setor de sementes de hortaliças avança 12%

Uberlândia (MG) - O mercado brasileiro de sementes para hortaliças deve crescer 12% em 2017 sobre o ano pas...

Veja mais
Indicador de vendas da Mastercard apura alta de 1,1% nas vendas no 2º trimestre

As vendas totais do varejo cresceram 1,1% no segundo trimestre em relação ao período compreendido d...

Veja mais
Previsão de chuva para outubro pode reduzir produção em canaviais de GO

São Paulo - Com 45% da área de 930 mil hectares de cana-de-açúcar colhida, os produtores de ...

Veja mais
Serasa: maioria do setor atacadista espera crescimento real em 2017

São Paulo - A maioria dos participantes do comércio atacadista projeta crescimento em 2017 acima da infla&...

Veja mais
Gasto do lojista com taxa de cartão cai

São Paulo - O gastos das lojas brasileira com taxa para cartões de crédito caiu em 2016, segundo da...

Veja mais
Minério, cana-de-açúcar e soja em grão contribuíram para deflação menor do IPA

A continuidade do movimento de redução da queda das Matérias-Primas Brutas em julho foi a principal...

Veja mais
CNPC defende criação de banco de vacinas

São Paulo - O debate sobre a criação de um banco de antígeno e de reservas de vacinas contra...

Veja mais
Dia dos Pais: Empresários esperam data mais rentável

Influenciados pelo melhor desempenho do varejo nas datas comemorativas do primeiro semestre, os lojistas de Belo Horizon...

Veja mais