Tecnologias apoiarão produção em Minas

Leia em 2min 20s

Com a crescente demanda mundial por alimentos, o Brasil é visto como um dos principais países capazes de ampliar a produção e atender à necessidade de alimentar a população. Neste cenário, Minas Gerais está entre os estados que podem ampliar a produção de grãos e proteínas.

 

No Estado, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) elaborou o documento “Projeções do Agronegócio Mineiro 2017 a 2027”, que, por meio de dados históricos, mostra as tendências sobre as produções agrícola e pecuária. A expectativa é de que a produção mineira cresça significativamente até 2027 com o uso de novas tecnologias e aumento da produtividade.

 

O documento “Projeções do Agronegócio Mineiro 2017 a 2027” foi elaborado com base nos dados históricos dos últimos 20 anos e tem o objetivo de identificar tendências e estruturar visões de futuro do agronegócio no contexto estadual. Para o levantamento foram analisados o comportamento dos produtos, nas variáveis de área, produção, exportação, importação, vacas ordenhadas e animais abatidos.

 

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, para que o aumento da produção de alimentos em Minas Gerais ocorra de forma sustentável é preciso planejamento, estruturação e políticas públicas eficazes e o documento é importante para balizar o trabalho da Seapa e das vinculadas, que são a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

 

“O estudo identifica o potencial de crescimento das produções agrícola e pecuária em Minas Gerais. Ele é importante e irá nos auxiliar na identificação de tendências e gargalos, o que será fundamental para balizar as políticas públicas, identificando onde devemos prestar mais atenção e o que precisa ser feito”, explicou Leitão.

 

Durante o decênio, as mudanças climáticas continuarão sendo um dos grandes desafios para o agronegócio mineiro. Os produtores também terão que investir em formas de tornar a produção mais sustentável, o que garante competitividade e atende aos consumidores, que estão cada vez mais exigentes em relação à preservação e uso correto dos recursos naturais e a uma alimentação mais saudável.

 

A tendência é que ocorram grandes mudanças no padrão tecnológico da produção, que tende a se tornar muito mais dinâmico, favorecendo o aumento da produtividade.

As novas tecnologias terão papel fundamental para promover a redução dos desperdícios de insumos, reduzir os riscos de contaminação humana e ambiental. Além disso, a rastreabilidade dos produtos será um diferencial no mercado, o que vem sendo cada vez mais cobrado e valorizado pelos consumidores.

 

Fonte: Diário do Comércio de Minas

 

 


Veja também

PR: Receita do agronegócio deve crescer mais de 10% em 2018

O aumento dos preços internacionais das commodities e a demanda da China devem fazer de 2018 um ano positivo para...

Veja mais
Mecanização favorece rentabilidade

Os efeitos positivos da mecanização na cultura do café já têm sido traduzidos em em re...

Veja mais
Aumento de custos pesa na conta dos produtores de arroz e derruba safra

A safra gaúcha 2017/2018 de arroz deve ser 16% menor que a do ciclo passado e chegar a 7,5 milhões de tone...

Veja mais
A hora e a vez da agricultura familiar

O Brasil é um grande produtor de alimentos, um dos maiores do mundo. Somos o terceiro maior produtor mundial de p...

Veja mais
Safra brasileira de soja deve superar 110 mi de toneladas e a do "milho verão" mostra recuo

São Paulo - Beneficiada por condições climáticas favoráveis, a safra de soja 2017/18 ...

Veja mais
Mercado de máquinas agrícolas deve ter desempenho mais forte neste ano

O mercado interno de máquinas agrícolas deve apresentar recuperação mais consistente neste a...

Veja mais
Cafeicultores terão novo banco de dados

Uma plataforma mais moderna para a coleta e análise de dados foi desenvolvida para o Programa Café + Forte...

Veja mais
Produção de azeite de oliva no Brasil deve crescer mais de 40% em 2018

Apesar da geada que afetou os pomares no Rio Grande do Sul, o que pode reduzir a oferta de azeitonas, a produç&at...

Veja mais
Usina Coruripe prevê estabilidade na moagem de cana em 2017/18

São Paulo - A Usina Coruripe, maior empresa do setor sucroalcooleiro no Norte/Nordeste e a nona do Brasil, espera...

Veja mais