Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passará a rever, a cada cinco anos, a lista de culturas agrícolas acompanhadas mensalmente pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), informou na última quinta-feira (8/2), o gerente da Gerência de Agricultura do órgão, Carlos Alfredo Guedes.
Na quarta-feira, o IBGE anunciou a exclusão de nove produtos do acompanhamento mensal do LSPA. Guedes informou que outros nove serão excluídos a partir de 2019 e o LSPA terá 18 produtos.
Segundo o pesquisador do IBGE, o LSPA passou a adotar como critério, para o acompanhamento mensal da produção agrícola, que o produto tenha pelo menos 1% de participação no valor da produção total ou pelo menos 1% de participação na área plantada total.
Por isso, foram excluídos do acompanhamento mensal, já a partir deste ano, as seguintes culturas: abacaxi, alho, cebola, coco, guaraná, maçã, malva, pimenta-do-reino e sisal/agave.
Segundo Guedes, os próximos produtos a serem excluídos são grãos como centeio e cevada. Para justificar a decisão, Guedes lembrou que o LSPA começou a acompanhar um pequeno número de culturas em 1972 e, ano a ano, a lista foi aumentando.
"Fizemos um levantamento e, hoje, vários não têm importância econômica", disse o pesquisador, lembrando que todos esses produtos seguirão acompanhados pela Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), que tem divulgação anual.
Fonte: Mídia News