Estudo inédito mede nível de automação da indústria e do varejo no Brasil

Leia em 2min 30s

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil apresenta o Índice de Automação do Mercado Brasileiro, um estudo inédito no mundo com o objetivo de medir o nível de automação no País. Dividido em duas frentes de apuração - Empresas e Consumidores -, o índice mensura a automação no Brasil e contou com o apoio da metodologia de uma das maiores empresas de pesquisas, a GfK Brasil.

 

A frente de Empresas contempla os setores da Indústria e Comércio/Serviços, respeitando suas particularidades e similaridades. O índice também contempla outras aberturas como Varejo e Atacado, além do detalhamento por Categorias de uso (Bens de Consumo Duráveis, Semiduráveis, Não-Duráveis, Bens Intermediários e Bens de Capital). O método de estudo aborda seis itens avaliados em cada setor e o índice possui um intervalo de avaliação de 0 a 1.


Entre os setores, a indústria, com um índice de automação de 0,26, mostra-se mais automatizada do que o comércio/serviços, onde o índice é 0,19. O índice das pequenas indústrias é de 0,24, das médias é de 0,33 e das grandes é de 0,38. Comércio e serviços têm índices entre 0,18 e 0,30, de acordo com suas necessidades e porte de negócios. O estudo aponta que o país tem 0,22 de índice de automação para as empresas do Brasil.

 

 

Índice de Automação para Consumidores - Já na frente de consumidores - que também possui um intervalo para o índice de 0 a 1 e seis itens avaliados -, o índice de automação é de 0,17. Impulsionados principalmente pelo acesso à internet, o uso de tecnologias de automação é predominante entre os brasileiros de 25 a 44 anos. Eletrodomésticos e eletrônicos conectados e o uso de aplicativos também se destacam nessa faixa etária. O índice de automação para consumidores também é mensurado por classe social e sexo.

 

 

"Após um ano de diagnóstico do mercado nacional, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil publica esta pesquisa inédita que pode auxiliar empresas e seus decisores a conhecer melhor o cenário nacional em relação à adoção de tecnologias que impulsionam a automação, bem como a posse e utilização de produtos voltados à automação do consumidor", afirma Marina Pereira, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da entidade.


Perfil do público entrevistado:

 

 

Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1 Brasil



Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1 Brasil


Veja também

Lácteos/Sindilat-RS: governo federal abrirá consulta pública para novas normativas de qualidade

São Paulo - O Ministério da Agricultura deve colocar em consulta pública, na próxima semana,...

Veja mais
Mercado de ovos mais ajustado na primeira quinzena de abril

As cotações dos ovos ficaram estáveis nos últimos sete dias. A oferta e a demanda se ajustar...

Veja mais
Dia das Mães deve ser até 5% melhor

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) prevê que as vendas do varejo devem crescer entre ...

Veja mais
Produção de queijo deve crescer 2,5% neste ano com aumento do consumo

A produção de queijos voltou a crescer depois do recuo causado pela crise. De acordo com a Associaç...

Veja mais
Produção em SP e MG cresce

A safra de laranja 2017/18 no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, o...

Veja mais
Moagem de cana no Centro-Sul diminui 1,8%

A produção final de etanol totalizou 26,09 bilhões de litros do renovável, volume 1,72% supe...

Veja mais
Ampliação do Cadastro Positivo ajudará a reduzir spread, diz presidente do Banco Central

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, disse neste sábado (7) que o projeto de lei que amplia o Cadas...

Veja mais
Brasil deve produzir recorde de 119 mi t de soja, prevê AgRural

São Paulo - Produtividades acima das esperadas levaram a AgRural a aumentar sua estimativa para a safra de soja 2...

Veja mais
Preço do leite dispara nos supermercados

O preço do leite disparou nos supermercados na primeira semana de abril. O produto registrou aumento de 14% a 21%...

Veja mais