O faturamento do comércio varejista na região de Campinas atingiu R$ 4,8 bilhões em abril, uma alta de 12,9% em relação ao mesmo mês de 2017, e representa o melhor desempenho de São Paulo.
Foi a maior cifra para um mês de abril desde 2014. Nos quatro primeiros meses do ano, houve elevação de 11,1% e, no acumulado de 12 meses, crescimento de 6,4%, de acordo com os dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PCCV), realizada pela FecomercioSP, mensalmente, em parceria com o SindiVarejista de Campinas e Região.
Das nove atividades pesquisadas, duas tiveram queda nas vendas se comparado a abril do ano passado. Lojas de vestuário, tecidos e calçados caíram 8,2%; e supermercados registraram um resultado negativo de 2,5%, com impacto negativo de 1,5 ponto porcentual no desempenho geral. Segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos cresceram 175,8%; de concessionárias de veículos alta de 28,1%; e de outras atividades aumento de 12,1% tiveram os maiores crescimentos.
Juntos, contribuíram com 11,9 pontos percentuais. para o resultado do mês. Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, a continuidade positiva do tripé de variáveis determinantes do consumo (inflação, emprego e crédito) contribuiu para manter os níveis de confiança de famílias e empresas. “Essa melhoria, porém, merece ser observada com maior atenção a partir de maio, quando os impactos da greve dos caminhoneiros refletiram de maneira sensível na percepção dos consumidores em função das altas já detectadas nos preços de vários itens essenciais”, disse.
Fonte: DCI