O faturamento com a venda de bens duráveis entre janeiro e maio deste ano avançou 6%, sobre um ano antes, atingindo R$ 42,5 bilhões, segundo pesquisa divulgada ontem pela GfK. Apesar do incremento na receita, em volume de vendas, houve retração de 1% no período analisado.
Nos primeiros cinco meses de 2018 e, ao contrário do que acontecia em 2017, houve retração de 2% no faturamento com smartphones. Na linha branca, a pesquisa revelou estabilidade na venda de itens como lavadoras de roupa, fogões, geladeiras e micro-ondas.
Com a Copa do Mundo, as inovações tecnológicas contribuíram para o incremento nas vendas de televisores que cresceram 35% em faturamento e 27% em volume na comparação entre janeiro e maio deste ano com os mesmos meses de 2017. Para a categoria de eletroporáteis, no período de janeiro a maio deste ano, as vendas cresceram 4% em faturamento e 4% em volume, sobre um ano antes.
Em sentido oposto, a categoria de Climatização e bem-estar registrou uma queda, em faturamento, de 16%. Na informática, a venda de PCs subiu 8% em unidades e 10% em faturamento.
Fonte: DCI