Mesmo com a crise, lojistas devem ter motivos para comemorar os resultados das vendas para o Dia das Mães. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) o faturamento do setor deve subir entre 5% e 6% nessa data. O gasto médio com presentes deve ser de R$ 68. Entre os produtos mais procurados, o sindicato aponta calçados, artigos de vestuário, flores e perfumes.
O presidente do Sindivarejista, Antônio Augusto de Moraes, aconselha os consumidores a não deixarem as compras para a última hora. “É melhor evitar atropelos”, diz. Segundo ele, a venda de eletrodomésticos deve ser superior à do comércio em geral. Moraes estima uma expansão entre 12% e 15% dos resultados desse ramo do varejo local por conta da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
O benefício concedido pelo governo federal animou os comerciantes de todo o país. As maiores redes do varejo brasileiro esperam por vendas até 40% superiores neste Dia das Mães em relação ao ano passado. O crescimento será puxado por geladeiras, máquinas de lavar, fogões e tanquinhos, itens recentemente contemplados pela redução do IPI. A expectativa é de que o aumento no fluxo de consumidores à procura dos produtos da linha branca alavanquem ainda a venda de outras mercadorias.
O Grupo Pão de Açúcar ampliou as compras e as negociações com a indústria para a encomenda de itens da linha branca com IPI reduzido. A companhia diz esperar por um crescimento de até 40% dessas mercadorias em comparação com o mesmo período de 2008. No Carrefour, a previsão é de que o departamento de eletrodomésticos registre vendas até 35% superiores. A rede Wal-Mart aposta em expansão de até 35% nas vendas desses produtos.
Apesar dos preços convidativos de muitos eletrodomésticos, sondagem feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em 2 mil domicílios mostra que o percentual de quem planeja gastar menos com presentes para o Dia das Mães subiu de 28% para 32,9% de abril do ano passado para igual mês deste ano. No mesmo período, caiu de 14,0% para 9,7% o percentual de pesquisados que estimam gastar mais com presentes para a data.
O preço médio para o presente deste ano também é 2,9% mais baixo do que o apurado em igual data no ano passado, sendo que, em 2008, os consumidores estimavam uma alta de 5,9% no presente para o Dia das Mães em relação aos gastos com a mesma data em 2007.
O número
Bons resultados - Lojistas preveem até 6% de aumento no faturamento
Veículo: Correio Braziliense