O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial apresentou crescimento de 33,8% na comparação com o mês anterior no dado dessazonalizado. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador apresentou aumento de 16,9%. O índice original cresceu 19,4% no acumulado de janeiro a novembro de 2018 comparado com o mesmo período do ano passado.
O Índice GS1 de Atividade Industrial, calculado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é baseado na intenção da indústria em lançar produtos no mercado. É um índice complementar que mede os pedidos de registro de código de barras para bens de consumo. O código é atribuído pela associação e é um padrão mundial de identificação na cadeia de abastecimento.
"O resultado do mês de novembro trouxe um índice positivo para todas as regiões do país, esse foi o melhor resultado acumulado em 12 meses desde fevereiro de 2016. Faltando apenas um mês para o encerramento do ano, podemos afirmar que 2018 foi um ano de superação com uma maior confiança do empresariado e boas perspectivas para 2019", analisa Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.
Elaboração: GS1 Brasil com o apoio da 4E Consultoria
Setores em destaque:
Índice por regiões do País:
Entenda o Índice GS1
Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de novos produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.
• ORIGINAL - dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
• DESSAZONALIZADO - série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.
Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1 Brasil