Granja x Varejo: produtor de ovos teve a pior relação dos últimos seis anos

Leia em 1min

No ano passado o produtor de ovos sofreu a pior relação dos últimos seis anos na comparação entre os preços praticados na granja e no varejo.

 

O acompanhamento realizado indica que no ano passado o produtor de ovos comercializou o seu produto por menos de 33% do valor comercializado no mercado varejista, significando o mais baixo índice desde que o acompanhamento passou a ser realizado, causando perda anual de 7,6 pontos percentuais.

 

O fator principal para esse fraco desempenho se deve ao forte aumento no alojamento de galinhas que proporcionou volume de ovos muito superior as necessidades de consumo. Com isso, os produtores foram obrigados a comercializar o produto muito abaixo do custo de produção, absorvendo enormes prejuízos. Isso favoreceu, também, forte aumento no consumo per capita do produto.

 

Mesmo assim, se verifica que a redução de preços aos produtores não foi repassada integralmente aos consumidores. Ou seja, uma queda maior nos preços aos consumidores poderia ter significado maior giro da mercadoria e ainda maior consumo.

 

Em relação ao período analisado, o quinquênio 2013/2017 alcançou índice de 39,3%. Assim, nesse curto período de acompanhamento, uma relação próxima dos 40% parece ser um indicador que demonstra certo parâmetro entre as partes.

 

Fonte: AviSite


Veja também

Leite longa vida UHT com tendência de alta

No mercado atacadista, na média de todos os produtos lácteos pesquisados pela Scot Consultoria, a alta nos...

Veja mais
Indústria de ração do Brasil sente impacto de menor crescimento do setor de aves

A indústria de ração animal do Brasil prevê para este ano um crescimento menor do que o proje...

Veja mais
Kantar Worldpanel: crianças ganham cada vez mais importância no consumo das famílias

Quase 17% da população da Grande São Paulo, as crianças têm cada vez mais importâ...

Veja mais
Valor da Produção Agropecuária é estimado em 564,3 bilhões

O valor bruto da produção agropecuária (VBP) está estimado em R$ 564,3 bilhões para e...

Veja mais
Colheita de feijão primeira safra se encaminha para final

Nas regiões produtoras do Estado, o feijão 1 safra está em finalização de safra, com ...

Veja mais
Países importadores de ovos comerciais in natura em janeiro de 2019

Campinas - Em janeiro último as vendas externas de ovos comerciais in natura alcançaram lev...

Veja mais
Consumo de ovos de Páscoa deve voltar a crescer em 2019

Após o período de Páscoa dos últimos anos ser marcado por “lembrancinhas” em vir...

Veja mais
Busca por orgânicos faz produção crescer e supermercados investem em parceiros locais

Produtos orgânicos são aqueles feitos ‘in natura’ ou processados, obtidos em sistema orgâ...

Veja mais
Inovações para o varejo economizar na conta de luz

O custo com energia elétrica é um dos mais onerosos para os supermercados, afinal, muitas são as de...

Veja mais