No ano passado o produtor de ovos sofreu a pior relação dos últimos seis anos na comparação entre os preços praticados na granja e no varejo.
O acompanhamento realizado indica que no ano passado o produtor de ovos comercializou o seu produto por menos de 33% do valor comercializado no mercado varejista, significando o mais baixo índice desde que o acompanhamento passou a ser realizado, causando perda anual de 7,6 pontos percentuais.
O fator principal para esse fraco desempenho se deve ao forte aumento no alojamento de galinhas que proporcionou volume de ovos muito superior as necessidades de consumo. Com isso, os produtores foram obrigados a comercializar o produto muito abaixo do custo de produção, absorvendo enormes prejuízos. Isso favoreceu, também, forte aumento no consumo per capita do produto.
Mesmo assim, se verifica que a redução de preços aos produtores não foi repassada integralmente aos consumidores. Ou seja, uma queda maior nos preços aos consumidores poderia ter significado maior giro da mercadoria e ainda maior consumo.
Em relação ao período analisado, o quinquênio 2013/2017 alcançou índice de 39,3%. Assim, nesse curto período de acompanhamento, uma relação próxima dos 40% parece ser um indicador que demonstra certo parâmetro entre as partes.
Fonte: AviSite