Após o período de Páscoa dos últimos anos ser marcado por “lembrancinhas” em virtude da crise, fabricantes preveem retomada do consumo nas categorias de maior valor agregado. Além de ingredientes sofisticados, as marcas querem conquistar o público adulto com brindes como ingressos de cinema e assinatura de streaming por um mês.
“Estamos esperando uma retomada do consumo de chocolates e ovos de Páscoa em 2019. A partir de agora, vemos nossa linha regular mais como um complemento para o consumidor compor a cesta para o período. Nossa perspectiva é muito positiva com o lançamento de novas linhas, como por exemplo, o novo Alpino gourmet”, afirmou em coletiva de imprensa a gerente de marketing da Nestlé, Keila Broedel, destacando que o tíquete médio deve ficar em R$ 150.
Segundo a executiva, uma das frentes que a companhia atuará nessa Páscoa terá como objetivo transformar o brinde dos ovos em itens que podem ser utilizados também pelos pais das crianças. “Estamos desenvolvendo itens que podem ser usados como porta-retratos, porta-lápis e também luminárias”, relata.
Para ela, uma das apostas da companhia está voltada para as ações nos pontos de venda, que da Nestlé somam mais de 35 mil de pequeno, médio e grande porte.
De acordo com estudo realizado pela empresa de inteligência de mercado Nielsen, o mercado de chocolates registrou crescimento de 5,5% em 2018 e, somente no período da Páscoa, avançou 3,8% sobre igual período do ano anterior.
“Vamos trabalhar com o conceito de realidade aumentada através de tótens instalados nas lojas, onde o consumidor conseguirá ter acesso a uma tabela de preços e todas as características dos produtos dentro do nosso portfólio”, complementou Keila. Segundo a executiva, essa tecnologia levou 12 meses de desenvolvimento para ser concluída.
Agregar valor ao produto para o público adulto também é um aspecto importante para outro fabricante, a Lacta.
“Ao comprar um ovo de Páscoa, o consumidor pode ganhar três opções de prêmio: ingressos de cinema, assinatura por um mês de uma plataforma de streaming e uma sessão no salão de beleza”, conta o gerente de marketing da Lacta, Ricardo Reis. “Para esse período, temos o lançamento de três novas linhas de ovos e ações dentro dos pontos de venda para degustação. São mais de 440 grandes redes parceiras, que somam mais de 7 mil lojas”, complementou. Entre pequenas e grandes redes, a fabricante projeta estar presente em 60 mil pontos.
Além disso, ele menciona o modelo de atacarejo (cash & carry) como outra opção de canal de venda que vem se popularizando para o comércio de chocolate. “Vemos muitas lojas que antes eram hipermercados virando cash & carry.”
Atacarejo
Para o diretor geral do Akki Atacadista, Artur Raposo, o período anterior à Páscoa tem apresentado, nos últimos anos, forte demanda pelas linhas de barras de chocolate em decorrência da crise econômica.
“Esse é um mercado que cresce absurdamente por causa da informalidade. Muitos clientes compram esses chocolates para transformar em ovos de Páscoa e vender posteriormente”, explica o executivo. “Compramos 20% mais barras de chocolate prevendo esse movimento”, complementa Raposo.
Fonte: DCI