Estudo faz radiografia do varejo brasileiro

Leia em 1min 40s

 

O mais recente estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC, O Papel do Varejo na Economia Brasileira faz uma radiografia atual e completa do varejo brasileiro. O trabalho começa descrevendo o conceito do que é varejo e, a partir daí, analisa em detalhes sua participação na economia nacional, trazendo números por área de atuação, estatísticas e fatores de influência em seu desempenho.

 

O levantamento foi concebido com o objetivo de alinhar e estruturar conceitos, definições, classificações, estatísticas e números a respeito do varejo na economia brasileira e mostrar em detalhes um retrato do passado recente do setor com uma análise da situação atual. “É fundamental que um segmento que emprega um em cada cinco trabalhadores brasileiros e que gera impacto em dois terços do PIB do país, siga cada vez mais sendo estudado e analisado para que toda sua cadeia de valor e os diversos órgãos do poder executivo e legislativo possam conhecê-lo e compreendê-lo mais profundamente”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC e idealizador do estudo.

 

As principais entidades que representam o varejo nacional contribuíram com a formulação dos conceitos, definições e classificações, trazendo para o estudo seus dados e estatísticas para que, organizados, possam dar um entendimento mais claro e detalhado do papel de cada uma na economia brasileira. Para Eduardo Terra, este alinhamento de conceitos e definições era mais que necessário. “Contando com o apoio das principais entidades de classe de âmbito nacional, através deste estudo, conseguimos unificar alguns conceitos e estabelecer números mais alinhados e comuns a todo setor”, afirma Eduardo.

 

O estudo levou em consideração os números e levantamentos das entidades representativas dos seguintes segmentos: Franchising, Shopping Centers, Hiper e Supermercados, Bares e Restaurantes, E-commerce, Material de Construção, Farmácias e Drogarias, Livrarias e Perfumarias. O levantamento mostra o cenário atual que caracteriza um novo ciclo para o setor varejista, desafiando empresas a continuarem seu processo de expansão, perseguindo simultaneamente mais eficiência e competitividade.

 

Fonte: Infor Channel

 

 

 


Veja também

“A Amazon destruiu a indústria de varejo”, diz Secretário de Tesouro dos EUA

Steven Mnuchin afirmou que a Amazon tem uma "concorrência limitada", em apoio à revisão de prá...

Veja mais
Para equilibrar o orçamento, brasileiros reduzem refeições e cafezinho fora de casa

Os brasileiros continuam tendo que equilibrar escolhas e driblar os desafios no orçamento em 2019. No cená...

Veja mais
China abre mercado de lácteos para o Brasil; até leite condensado será vendido ao país

A China abriu o mercado à compra de derivados de leite, como leite em pó, queijo e iogurte do Brasil e at&...

Veja mais
Começa em agosto monitoramento de resíduos em vegetais e frutas

Objetivo de monitoramento e controle é dar segurança à sociedade quanto ao consumo de vegetais fres...

Veja mais
Agrotóxicos terão novos parâmetros

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem (23) o marco regulatório par...

Veja mais
Anvisa aprova novo marco regulatório de classificação de agrotóxicos

Brasil adota padrão internacional para classificar os venenos e indicar perigos nas embalagens. Mas produtos cons...

Veja mais
Estado de SP concentra quase 40% da produção de ovos do Brasil

São Paulo é o Estado que mais produz ovos no Brasil, concentrando 30,9% do total brasileiro. A produ&ccedi...

Veja mais
Pernambucanas e Avon firmam parceria para vendas nas lojas da varejista

A Pernambucanas anunciou uma parceria com a Avon para vendas dos produtos de perfumaria nas lojas da varejista a partir ...

Veja mais
Em um ano, custo com alimento ficou mais caro e colocar na mesa ficou mais difícil

A majoração foi sentida do atacado ao varejo, onde a variação foi de 7% a 32% entre julho de...

Veja mais