As vendas do e-commerce geradas pelo Dia dos Pais cresceram 20% em relação ao mesmo período no ano passado. No mês que antecede a data, o setor movimentou R$ 2,5 bilhões. Os dados são de um relatório da Ebit/Nielsen. Para entender melhor o comportamento desse consumidor, a Social Miner realizou uma pesquisa exclusiva sobre o período, usando como amostra dados da sua plataforma, que conta com 40 milhões de usuários cadastrados.
Segundo a Social Miner, as categorias com maior volume de vendas nos 30 dias anteriores ao feriado foram Hotéis e Viagens (23,9%), Eletrodomésticos e Eletroportáteis (21,5%), Beleza e Saúde (20,1 %) e Moda (16,7%). Varejo de nicho e bebidas aparecem em seguida.
O Sudeste foi responsável por mais da metade das vendas (62,5%), índice inferior a 2018 (71,8%). O Nordeste apresentou um crescimento surpreendente, concentrando 18,5% das vendas - o que representa um avanço de 15.4 pontos percentuais ante 2018.
De acordo com o estudo, o valor médio gasto pelos consumidores foi de R$ 319, valor 39,5% superior em relação ao ano passado. Para eletrodomésticos, o ticket médio foi de R$ 1.773,50; para hotéis e viagens, R$ 1.628.
Em relação aos aparelhos usados para a compra, o celular cresceu, com 43,2% das vendas. Mas o domínio ainda é do desktop, com 56,8% das conversões.
A reincidência das visitas às lojas foi baixa, mostra o relatório. De todos os compradores ativos durante o período do Dia dos Pais de 2019, apenas 5,2% tinham comprado na mesma loja no ano anterior.
Fonte: Época Negócios