Empresa mapeia perfil do consumidor para evitar desperdício de alimentos

Leia em 1min 40s

 

A inteligência artificial tem ajudado o setor de alimentação a evitar desperdício. Agora ela também começa a ser usada para traçar o perfil do consumidor e oferecer um cardápio quase personalizado.

 

Arroz, feijão, sushi ou hambúrguer. O que você come ou deixa de comer já não é mais segredo para ninguém. “Esse é desafio das grandes empresas, conhecer consumidor, gerar engajamento. Gerar valor e gerar novas experiências para todos eles", diz o gerente de TI Rafael Tobara.

 

Rafael é gerente de tecnologia da empresa de alimentação que implantou em um coworking em São Paulo um projeto piloto: quiosques com alimentos escolhidos por inteligência artificial para o pessoal que trabalha ou visita o lugar.

 

“Esse mapeamento é feito quando a pessoa baixa o aplicativo e ele segue a pessoa: vou entendendo o que você vai comprar em outros lugares de varejo. Quanto maior o número de compras que você faz, eu consigo entender melhor seu objetivo o que você gosta pra te oferecer esse produto", explica Tobara.

 

E tem mais inovação: a empresa trabalha com o conceito de honest market, mercado da honestidade na tradução literal. Não tem funcionário para atender. O cliente baixa o aplicativo no celular e paga com o QR Code. 

A inteligência artificial também é usada para traçar o perfil dos clientes de restaurantes corporativos - outra área de atuação da empresa de alimentação.

 

“A gente impacta 1,3 milhão de pessoas diariamente, dando algum tipo de refeição. E a gente quer entender o perfil de consumo dessas pessoas, o melhor padrão de consumo pra fazer a melhor compra e disponibilizar os melhores produtos para cada pessoa", diz Rafael. 

Com a tecnologia, a empresa quer levar uma nova experiência de consumo ao cliente e evitar desperdício.

 

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 


Veja também

Conveniência é a bola da vez

Redes de varejo globais e nacionais estão acelerando sua expansão por meio de formatos de lojas menores, d...

Veja mais
Produtos orgânicos oferecem maior garantia para o consumidor quando se trata de saúde

Os alimentos orgânicos são livres de agrotóxicos, antibióticos, fertilizantes, ou seja, n&ati...

Veja mais
95% dos consumidores já usaram cupons de desconto em compras online

  No Brasil, os cupons de desconto foram popularizados por grandes players, como iFood e Magazine Luiza. O Magalu,...

Veja mais
Homens brasileiros estão mais engajados em sua rotina de higiene e beleza

O mercado de beleza especializado no público masculino está se transformando e amadurecendo nos últ...

Veja mais
Brasil desperdiça 23,6 milhões de toneladas de alimentos por ano

Um dos fenômenos causados pela cultura do consumismo é o desperdício alimentar. Somente no Brasil, s...

Veja mais
GPA marca data para proposta à Exito, em tentativa do Casino de simplificar suas holdings

A empresa de varejo brasileira GPA anunciou formalmente os termos de uma proposta pública de aquisiç&atild...

Veja mais
Produtos naturais a granel são as ‘novas apostas’ do comércio

Muito comum no passado, a venda de produtos a granel está em alta novamente. A moda voltou junto com uma procura ...

Veja mais
Menos leais, consumidores querem que marcas "façam a coisa certa"

  O bolso do cliente está cada vez mais disputado. Menos leais, os consumidores também querem que ma...

Veja mais
Mudança de hábito: brasileiro prefere alimentos mais naturais

Em busca de saúde, o brasileiro vem adotando hábitos mais saudáveis de consumo e de vida. É ...

Veja mais