Poder de negociação cresce na aquisição de mercadorias no atacado.

Leia em 2min 30s

Poder de negociação cresce na aquisição de mercadorias no atacado.

 

 

RODRIGO SCAPOLATEMPORE


 
As centrais de compras - associações supermercadistas que objetivam fortalecimento dos negócios - são uma tendência inevitável para os supermercados em Minas, principalmente para as lojas de menor porte. Hoje, já são 55 centrais no Estado, frente a 30 existentes em 2003, o que representa uma expansão de cerca de 80% em seis anos.

 

Antes isolados, os supermercados do interior formam cada vez mais centrais para aumentar o poder de negociação com o atacado e com a indústria. Exemplo disso é a Unissul, no Sul de Minas, que é a maior central do Estado, com 24 lojas, resultado da união de 13 bandeiras diferentes da região. A rede emprega mais de 2 mil funcionários e fatura em média R$ 400 milhões por ano.

 

De acordo com o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, desde 2000 o crescimento do número de centrais no Estado já é uma realidade. "Principalmente no interior, onde as lojas se juntam para se proteger, elas estão tomando grandes proporções. A cada ano, esse tipo de associação vira tendência e se fortalece em Minas", afirmou.

 

A filiação às centrais não resulta apenas em preços melhores, mas também ajuda na aquisição de equipamentos para modernização, além de facilitar campanhas de marketing, cujos custos são menores quando feitas em conjunto. "Para o pequeno empresário, isso é muito interessante, quase que fundamental", observou.

 

Segundo ele, um supermercado menor pode não sobreviver se não se aliar a uma central. Isso porque o isolamento torna o custo de manutenção da loja muito alto. "Eles (pequeno e médio portes), principalmente, devem trabalhar em conjunto para comprar melhor frente à indústria e trocar informações estratégicas sobre o mercado", explicou.

 


Grandes marcas - Conforme Rodrigues, os ganhos não são exclusividade para as lojas menores do interior. Segundo ele, até mesmo as grandes marcas da Capital tendem a se unir em centrais. No entanto, os grupos maiores têm mais opções de negócios e podem se sustentar isoladamente. Já os menores precisam se proteger em centrais. " uma saída imprescindível e que compensa muito para eles", afirmou.

 

De acordo com informações da Amis, a essência de atuação de uma central é a mesma no interior e na Capital. As maiores vantagens em participar de uma central, segundo a entidade, são: o acesso a um número maior de fornecedores, a redução de custo, a negociação direta com a indústria, a diminuição da concorrência, o mix mais qualificado, a profissionalização e a compra com preços menores frente ao atacadista. Hoje, 45 das 55 centrais de compras de Minas são filiadas à Amis.

 

Veículo: Diário do Comércio - Belo Horizonte


Veja também

Governo dará R$ 108 mi para compra de grãos

PanoramaBrasil   BRASÍLIA - O governo federal vai aplicar neste mês R$ 108,6 milhões na compr...

Veja mais
Alerta de seca na China aumenta valor da soja

Panorama Brasil   SÃO PAULO - Depois de o serviço climático oficial da China projetar no in&...

Veja mais
Wal Mart

Suplemento: Revista Razão Social   Projeto: a rede instalou em duas lojas de São Paulo (Morumbi e P...

Veja mais
Gastronomia

A Taeq lança cinco sabores de sopa instantânea: galinha, cebola, mandioquinha com cenoura, abóbora c...

Veja mais
Chocolate e celular viram coqueluche

Alexandre MeloFernando Teixeira  SÃO PAULO - O varejo mantém uma postura conservadora este ano para ...

Veja mais
Mais vitamina A

A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, em Cruz das Almas/BA, e a Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju/SE, lan&c...

Veja mais
Danone nega interesse

A imprensa francesa noticiou ontem que a Danone negou que estaria em interessada em comprar a Parmalat da Itália....

Veja mais
Namoro com chocolate

Junho deve render à indústria de chocolates a venda de 18 milhões de caixas de bombons, uma demanda...

Veja mais
Arcor investe US$ 1 milhão para concorrer com Suflair

Daniele Madureira, de São Paulo    O conceito de chocolate aerado, aquele com "furinhos" e consist&eci...

Veja mais