Daniele Madureira, de São Paulo
O conceito de chocolate aerado, aquele com "furinhos" e consistência leve, popularizou-se entre os brasileiros há exatos 29 anos, desde o lançamento do Suflair, marca brasileira lançada pela multinacional suíça Nestlé. Desde então, o produto tem praticamente dominado a categoria dos chocolates aerados. A concorrente argentina Arcor, porém, acaba de investir US$ 1 milhão para provar que há espaço para a concorrência.
O chocolate aerado da companhia, resultado de dois anos de pesquisa, chega ao mercado em embalagem de 40 gramas - versão intermediária entre o formato tradicional do concorrente Suflair, de 50 gramas, e uma embalagem alternativa de 30 gramas, lançada há alguns anos pela Nestlé. O produto da rival suíça também é apresentado em 130 gramas. Além disso, este ano a Nestlé renovou o portfólio de Suflair com duas novas apresentações: Duo (com cobertura de chocolate branco) e Sense (com recheio).
A argentina não se intimida. "Queremos posicioná-lo (o novo produto) para o público jovem", diz o diretor de marketing da Arcor no Brasil, Gabriel Porciani. Segundo ele, nos próximos dois meses serão realizadas ações de degustação em 80 grandes varejistas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.
A Arcor também lança, em julho, uma campanha para divulgar seu novo slogan - "momentos mágicos", que substitui o "damos sabor ao mundo". Orçada em R$ 10 milhões no país, a campanha é assinada pela argentina Dialogo Publicidad e deve ser veiculada no Sul, no Sudeste e em quatro capitais do Norte e Nordeste. A expectativa é que as vendas cresçam 20% nos próximos três meses.
Veículo: Valor Econômico