Nestlé prevê aumento de preços

Leia em 1min 30s

Carlos Caminada e Francisco Marcelino, Bloomberg, em São Paulo

 

Nestlé, o maior comprador de café e açúcar no Brasil, disse que os preços das commodities devem subir neste ano pois produtores ao redor do mundo não investem para expandir e a demanda por alimentos cresce em velocidade maior do que a da produção.

 

Produtores devem adiar gastos por falta de financiamento e proteção contra queda de preços, disse na sexta-feira o presidente da Nestlé no Brasil, Ivan Zurita. Preços de milho e soja também devem subir. As cotações de commodities agrícolas estão subindo 8,6 % neste ano, após o enxugamento do crédito. "Se os produtores não enxergam um cenário favorável, eles não vão investir", disse Zurita, que está há 8 anos no comando da Nestlé no Brasil. "Enquanto isso, as pessoas continuam comendo", diz o executivo. A demanda por comida deve crescer ainda mais rapidamente quando o crescimento econômico for retomado, e os produtores demorarão mais para aumentar a produção, disse Zurita. "Existe uma demanda reprimida", afirmou ele. "Você nunca sabe quando os mercados vão reagir."

 

A unidade brasileira da Nestlé compra 1,5 milhão de sacas de café por ano, cerca de 8% da produção nacional, que neste ano deve cair 15% para 39,1 milhões de sacas de 60 kg, segundo o governo informou em 7 de maio.

 

A Nestlé, com sede na Suíça, compra 220 mil toneladas métricas de açúcar na América do Sul, equivalente a cerca de 1,7 da produção regional. No Brasil a Nestlé possui 28 fábricas e vende 92% de sua produção no mercado brasileiro, disse Zurita.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Importação de trigo

Welber Barral, secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e...

Veja mais
Preços de verduras e frutas em baixa

Os preços dos produtos vendidos na Ceagesp recuaram 8,60%, em maio. Com esse resultado, o Índice Ceagesp a...

Veja mais
Nestlé na Rússia

A Nestlé SA está à procura de empresas para comprar e expandir-se na Rússia, informou Paul B...

Veja mais
Unilever vende marcas de suco de saquinho à Santa Clara

Lílian Cunha, de São Paulo   O consumidor, quando faz compras e passa pela prateleira onde ficam os...

Veja mais
Wal-Mart tenta manter nova clientela de alta renda

Matthew Boyle, BusinessWeek    Quando assumiu o cargo de diretor-presidente da Wal-Mart em fevereiro, Michael...

Veja mais
Para Zurita, preços de commodities subirão

Bloomberg   SÃO PAULO - Ivan Zurita, presidente da Nestlé S.A. no Brasil, disse que café, a&...

Veja mais
Wal-Mart usa a crise para ampliar fatia de mercado

No primeiro trimestre, empresa manteve ganhos no mesmo patamar de 2008   Varejista, que criou 63 mil vagas em 200...

Veja mais
Congelado

O grupo Pão de Açúcar quer aumentar a exportação de produtos in natura para o casino,...

Veja mais
Madrugada engorda negócios do fast-food

Fernando Teixeita   SÃO PAULO - Para engordar o faturamento e não perder mercado, o setor de fast-f...

Veja mais