Varejo alimentar cresce 40% no mês de agosto

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O Dia dos Pais ajudou a impulsionar o setor de serviços de alimentação, que engloba restaurantes e correlatos, com um crescimento de 8,5%, e alavancou o varejo físico de alimentação, com alta de 40% no ticket médio, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados são da Linx, especialista em tecnologias para o varejo, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), que acabam de lançar um levantamento sobre a movimentação do comércio nessa data. Foram analisadas as vendas em lojas físicas de cerca de 30 mil estabelecimentos de segmentos como: varejo de alimentação (produtos alimentícios em geral e supermercados), serviços de alimentação (restaurantes) e moda. Além de 8,9 milhões de notas fiscais de compra online de diversos artigos como: tênis, eletroportáteis, camisetas e smartphones.

Mas ao contrário do varejo alimentar e do setor de serviços alimentícios, o segmento de moda registrou nesse mesmo período uma queda no faturamento e no volume de vendas, de 1,9% em relação ao ticket médio de 2019.

A região Sudeste observou a maior participação em faturamento, tendo o estado de São Paulo como líder no ranking, nas três categorias, representando cerca de 34% do total da base nacional. Enquanto isso, o Rio de Janeiro perdeu a vice-liderança para o Paraná apenas no setor de moda.

Com relação ao faturamento na modalidade digital de vendas, em 2020 houve um crescimento de 50,6%, comparado a 2019, apesar do número de vendas online ter aumentado apenas 1,6%. A análise sugere um maior gasto com as compras pela internet, mesmo que o aumento na quantidade tenha sido relativamente pequeno. Já no varejo físico, o setor de moda obteve picos de vendas somente no sábado anterior ao Dia dos Pais.

De acordo com o estudo, a maioria dos gastos pela internet foi inferior a R? 100 para as categorias de eletroportáteis, roupas e camisetas, e inferior a R? 200 para a categoria tênis, que é líder de vendas, e inferior a R? 2.000 para a categoria de smartphones. Nas vendas físicas, o consumo se concentrou acima dos R? 250 no segmento de moda e se manteve inferior a R? 50 para os itens relacionados à alimentação.


Fonte: Super Varejo 


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