Os desafios do turnover dentro do varejo

Leia em 3min 10s

“As pessoas são o maior ativo de uma organização, estão na linha de frente e trazem os resultados para o negócio. Os donos de supermercado precisam olhar com mais carinho para elas”, opina o CEO do Supermercado Katucha, Rafael Haddad, que além de comandar uma loja na capital paulista e ter uma filial prevista para abrir no próximo ano, também presta consultoria para empresários de supermercados e varejo em geral.

De acordo com Haddad, a média de turnover no trade, que varia de 10% a 5%, diminuiu durante a pandemia. Na opinião do especialista, entretanto, esse dado deve ser analisado com cautela. “As lojas não qualificaram seus líderes ou melhoraram seus recursos para minimizar os níveis. A rotatividade diminuiu porque a insegurança das pessoas aumentou com a alta taxa de desemprego.”

Ele ainda faz a leitura de que o varejo, de forma geral, acaba olhando para a gestão de pessoas como um processo dispensável. “Além disso, a qualificação de liderança é algo raro e gestores despreparados desmotivam a equipe.”

Colocar perfil de comportamento na frente de técnica, na hora de contratar, é também um ponto de atenção, que pode ajudar a estabilizar o quadro de funcionários. Isso porque, para Haddad, muitos supermercados acabam recrutando colaboradores que não têm os valores ou comportamentos esperados pela organização.

E, no caso da equipe já existente, qual é a melhor maneira de detectar e reter talentos? “Dar novos desafios e responsabilidades, para identificar o potencial da entrega e verificar se a pessoa consegue trazer o máximo de resultado na função que ocupa”, sugere o gestor.

Case: Confiança Supermercados

Depois que a diretora de RH do Confiança Supermercados, Liliane Adachi, revelou, durante a live da SuperVarejo, realizada no dia 18 de agosto, que, hoje, a rede tem o melhor índice de turnover, fomos conversar com ela mais uma vez.

“O que impacta bastante o nosso setor é a atuação em regime de escala, que contempla finais de semanas, feriados e os horários de trabalho no período da noite para o fechamento. Mas estamos quebrando esse paradigma com a mudança de mindset.”

Em relação à diminuição dos níveis de entra e sai de colaboradores, ela elenca algumas das causas. “Logo no início da pandemia, concluímos que não era momento de demitir e não realizamos desligamentos. Ao mesmo tempo, os pedidos de demissão foram reduzidos.” Além disso, o aumento da demanda de e-commerce na rede também teve um impacto positivo nas contratações.

O momento atual, ela diz, está sendo de muita união, companheirismo e força de vontade no setor supermercadista. “Em cenários como esse, percebemos o quanto o ser humano é valente. Quando gosta do que faz, ele realiza com muito amor, comprometimento e dedicação. Isso foi comprovado em nosso time.”

Para ela, o que ajuda a reter os colaboradores não é apenas salário e benefícios, mas também o ambiente de trabalho e o reconhecimento por meio de oportunidades de desenvolvimento. “Quem trabalha no varejo precisa ter paixão em servir, gostar de pessoas e da dinâmica de supermercados. Quando o colaborador está engajado e faz por amor, basta apenas a empresa dar a oportunidade e reconhecer.”

A rede oferece diversos programas que visam à oportunidade de crescimento para cargos de lideranças e administrativos. “Boa parte de nossas lideranças começaram na empresa como empacotadores e trilharam a carreira ao longo dos anos. As diretorias atuais são formadas por colaboradores que construíram a carreira na empresa, alguns, inclusive, iniciaram com o primeiro emprego.”

Intensificar as ações de endomarketing, com campanhas internas para fortalecer o engajamento dos colaboradores, também faz parte dos planos do Confiança.


Fonte: Super Varejo 


Veja também

Preço do hortifrúti registra aumento de quase 80% nos oito primeiros meses de 2020

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do Pará divulgou uma ...

Veja mais
Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do...

Veja mais
Nestlé lança o primeiro Nescau Orgânico

O novo Nescau Orgânico chega para atender o público que busca por produtos com conceito de naturalidade e s...

Veja mais
Governo cria Rede de Bancos de Alimentos para combater desperdício

O governo federal instituiu a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos e seu comitê gestor para o fortalecimento e a...

Veja mais
Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor hoje (18) com a sanção da Lei 14.058...

Veja mais
SiteMercado: veja quem é a nova startup comprada pelo iFood

O aplicativo de delivery brasileiro iFood anunciou na quarta-feira, 16, a aquisição de uma nova startup, o...

Veja mais
IBGE: insegurança alimentar grave atinge 10,3 milhões de brasileiros

A insegurança alimentar grave, em que as pessoas relataram chegar a passar fome, atingiu 4,6% dos domicíli...

Veja mais
7 tendências que ajudarão o varejo a se reerguer no pós-Covid

É consenso que a pandemia transformou – e continua transformando – o varejo a nível mundial. A...

Veja mais
Black Friday brasileira: vendas caem 8,3% em relação a 2019, diz Cielo

A Cielo fez um balanço da “Semana Brasil 2020”, conhecida como a Black Friday Brasileira, que aconteceu de 3 a ...

Veja mais