No Wal-Mart, onde há até uma vice-presidência de sustentabilidade, o tema é tratado como missão de longo prazo. Neste "mês da Terra", a companhia conseguiu reunir 300 produtos de seus 50 maiores fornecedores que tivessem " algum movimento em direção a sustentabilidade". Mas mais que isso, todo o esforço foi para que os preços se aproximassem ao máximo dos itens tradicionais. "Esta é a primeira vez que fazemos esta campanha de forma mundial, e em todas as bandeiras da companhia", explica Daniela de Fiore, que ocupa a tal vice-presidência. A proposta não se esgota em junho. "Nosso acordo é para que novos produtos sejam desenvolvidos e que passem a ocupar gradativamente mais espaço na rede." Ao mesmo tempo, o Wal Mart desenvolve seus produtos sustentáveis de marca própria. É o caso do sabão em pedra Top Max, feito a partir de óleo usado e doado pelos consumidores. "Pelo envolvimento das pessoas e por ser o mais barato da categoria, o volume de vendas do produto cresceu 20 vezes em seis meses."
Veículo: Valor Econômico