Com Pelé, Goóc traça planos de expansão

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A Goóc, fabricante brasileira de calçados produzidos a partir do pneu reciclado, tem projetos ambiciosos para os próximos cinco anos. Criada pelo vietnamita Thai Quang Nghia, a empresa, que fechou parceria com o ex-jogador de futebol Pelé, quer aumentar a atual produção de 4 milhões para 30 milhões em 2014.

 

"Acreditamos que é possível atingir esse número tendo em vista que o mercado brasileiro de sandálias de dedo é de 400 milhões de pares por ano e há matéria-prima farta no país", diz Vinícius Rico, diretor da Goóc. Neste ano, das 315 mil toneladas de pneus previstos para serem reciclados, cerca de 5% serão usados como matéria-prima para fabricar as sandálias do tipo feitas pela Goóc e solados de sapato, segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáuticos (Anip).

 

A empresa está investindo R$ 20 milhões nos próximos cinco anos, sendo R$ 2 milhões neste. Os recursos serão aplicados na fábrica de Feira de Santana, na Bahia, em desenvolvimento e pesquisa de novos produtos, capacitação de pessoal e marketing. "Os investimentos até o final do próximo ano serão basicamente para marketing e usaremos nossos próprios recursos. Mas, a partir desse período, quando começaremos a ampliação da nossa capacidade produtiva, vamos buscar financiamento em banco", disse Vinícius Rico, diretor da Goóc.

 

Entre os investimentos em publicidade está uma parceria com Pelé, que divulgará um novo modelo da Goóc em outros países. Pelé não está cobrando pelo uso de sua imagem, mas receberá um percentual sobre as vendas do novo produto, segundo o Valor apurou.

 

Ancorada no astro internacional, a Goóc pretende ampliar exportações - hoje representam menos de 2% da receita, que e 2008 somou cerca de R$ 40 milhões. A ideia é que essa fatia salte para 20% nos próximos cinco anos.

 

Outra estratégia da Goóc é atrair mais o público feminino com lançamento de produtos com design mais moderno. Atualmente, os modelos masculinos representam 60% das vendas e a meta é que as mulheres tenham uma participação de pelo menos 50%. "Além de as mulheres comprarem mais, elas são mais sensíveis a questões ligadas ao meio ambiente", diz Rico.

 

O preço médio dos calçados da Goóc no varejo é de R$ 25 e sua distribuição atinge aproximadamente 3 mil pontos de venda no país.
 


Veículo: Valor Econômico


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