O período de isenção, que estava em vigor desde meados do ano passado, venceria hoje.
Trigo, farinha de trigo e pão francês tiveram desoneração do PIS/Cofins prorrogada até o final de 2010. O período de isenção, que estava em vigor desde meados do ano passado, venceria hoje. Se não fosse prorrogado, de acordo com presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Sergio Amaral, o preço do pão poderia subir até 18% já no dia 1 de julho.
Conforme Amaral, para que os aumentos realmente não aconteçam, ainda falta ao governo reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC) que incide sobre o trigo importado. Para o presidente da Abitrigo, os moinhos não têm como suportar o encarecimento do preço da matéria-prima.
Linha branca – Fogão, refrigerador e lava-roupas são bens essenciais para uma residência. Portanto, devem ter Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzidos permanentemente, observou, ontem, o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, Lourival Kiçula. Mas comemorou a manutenção da redução do imposto, ontem, por mais quatro meses.
"O fogão tem IPI de 4%. Lavadoras consideradas de luxo têm 20% e tanquinhos 10%. Refrigeradores pagam 15%. Porque esses últimos dois produtos não podem ter imposto permanente entre 4% e 5% também", disse Kiçula.
O corte temporário do tributo foi prorrogado até o dia 31 de outubro. Permanecem as reduções de 15% para 5% para geladeiras, de 5% para zero para fogões. Máquinas de lavar agora pagam 10% em vez de 20% e tanquinhos caem de 10% para zero.
Veículo: Diário do Comércio - SP