Após um livro, empresário busca sucesso com site
Abilio Diniz, controlador do maior grupo de varejo do Brasil, teve há alguns anos um sucesso inusitado. Com seu livro Caminhos e Escolhas, que reúne um pouco de autobiografia com temas como espiritualidade e saúde, frequentou as listas de mais vendidos do País, dividindo espaço com nomes como o de Paulo Coelho. Em cinco anos, o livro já vendeu cerca de 230 mil exemplares - num país onde qualquer autor que vende cinco mil livros já é considerado um sucesso. Agora, o empresário quer repetir o feito do livro em uma outra área: a internet.
Na segunda-feira, ele lança oficialmente seu site. O tema explorado na internet será, claro, a qualidade de vida - uma obsessão no dia a dia de Abilio. "É como uma sequência natural do livro", diz o empresário. "Sempre quis fazer com que esse assunto chegasse a todo mundo, ao povão, e acho que essa será uma boa oportunidade."
Para falar sobre saúde e qualidade de vida, Abilio quase se tornou um homem de televisão. Convidado pela Rede Record, chegou a gravar dois pilotos de um programa que nunca foi ao ar. "Não deu certo, eu não estava preparado para isso. Agradeci o convite e disse a eles: 'Volto quando tiver algo melhor para apresentar'."
Mas a ideia não saiu da cabeça. Durante um bom tempo, ele preparou um enorme material sobre o assunto, gravou muitas horas de vídeo com especialistas em várias áreas, e chegou um momento em que não sabia muito bem o que fazer com todo o material. O site (www.abiliodiniz.com.br) foi a solução. "É a melhor forma de darmos vazão a todo esse material." Segundo Abilio, além da qualidade de vida, o site terá também espaço para algumas coisas do lado empresarial, principalmente relacionadas a empreendedorismo.
Mas um dos temas que deve ter espaço privilegiado é o envelhecimento saudável. Aos 72 anos, com uma filha de três anos e outro a caminho, Abilio não esconde a preocupação com o assunto. Obcecado por esportes, tem o acompanhamento direto de dois profissionais em suas atividades: Irineu Loturco, bacharel em Esporte, e Herbert Lancha Júnior, graduado em Educação Física com doutorado em Nutrição. "Sou o cobaia deles. Eles vêm com as novidades e testam em mim. Até agora, tem dado certo."
A obsessão pela saúde contamina todo o Grupo Pão de Açúcar. "Isso está no meu DNA, e o meu DNA está na empresa. Portanto, é natural." Abilio afirma, no entanto, que não há qualquer imposição para que as pessoas que trabalham lá façam exercícios, e que isso não é uma condição para contratação ou para ascensão dentro do grupo. Mas, perguntado se há algum diretor gordo, ele responde rápido: "Não. Quer dizer, há uma, mas já está emagrecendo. Por conta própria, não por imposição."
Essa filosofia, Abilio pretende levar agora também para o Ponto Frio, a rede comprada em junho por R$ 824,5 milhões e que recolocou o Pão de Açúcar na liderança do varejo brasileiro. "Mas isso será feito aos poucos." O tempo, ao que parece, não será o inimigo.
Veículo: O Estado de S.Paulo