Apesar da queda de preços, vendas de câmeras digitais caem 9% no Brasil

Leia em 2min

A crise influenciou na venda de câmeras digitais no Brasil. Embora os preços desses produtos tenham registrado uma queda de 9%, o volume comercializado nos primeiros cinco meses do ano foi 9% menor que o contabilizado no mesmo período no ano passado.

 

Segundo estudos da GfK Retail and Technology Brasil, instituto de pesquisa que avalia esse segmento no país, até maio foram vendidas cerca de 860 mil câmeras digitais.

 

O ponto positivo, é que no curto prazo, abril e maio deste ano, o mercado recuperou e cresceu quase 30%. Devido ao cenário macroeconômico, acredito que o terceiro trimestre apresente uma melhora”, afirma Alex Deli Ivanov, gerente de Negócios do GfK Retail and Technology Brasil e responsável pelos produtos de fotografia para a América Latina.

 

A expectativa da Gfk é que as vendas de câmeras digitais em 2009 ultrapassem os volumes de 2008, que foram de 2,6 milhões de unidades, um crescimento de quase 90% quando comparado a 2007.

 

Modelos mais procurados

 

Entre abril de 2008 e abril de 2009, a participação das câmeras digitais abaixo de R$ 500 passou de 32% para 45%. Os consumidores também apontam uma preferência pela alta resolução. As câmeras de 7MP possuíam 36% do mercado em abril de 2008, sendo a participação mais importante da época.

 

Em abril de 2009, esta faixa caiu para 27%, perdendo o primeiro lugar para as câmeras de 8MP, que possuíam 20% de participação em abril de 2008 e hoje estão com 36%, sendo a faixa mais importante do momento, entre os consumidores.

 

Itens como zoom, duração da bateria, design da câmera, estabilizador de imagem e detector de rostos e sorrisos foram verificados como fatores secundários para a escolha do produto. Porém, mais de 50% dos modelos vendidos em abril de 2009 possuíam estabilizador de imagem e 40% tinham reconhecimento de face ou de sorriso.

 

Quando o assunto é o zoom, 9% das câmeras vendidas em abril de 2008 possuíam zoom óptico maior do que 3x, índice que subiu para 37% em 2009. No ano passado, a participação das câmeras com visor com duas ou menos polegadas caiu de 24% para 13%.

 

Veículo: Portal UOL


Veja também

Abilio Diniz se lança em novo projeto

Após um livro, empresário busca sucesso com site   Abilio Diniz, controlador do maior grupo de vare...

Veja mais
Farmácia muda publicidade para se adaptar a novas regras

Redes de famácias, como a Drogaria Onofre, estão mudando suas estratégias de marketing e apostam ma...

Veja mais
Reclamação continua no supermercado

A alta do leite nos supermercados catarinenses aparece entre as principais reclamações dos consumidores. M...

Veja mais
Falta de planejamento logístico faz com que produtos não cheguem aos supermercados

De acordo com dados levantados recentemente pelo Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS) com mais de 100 sup...

Veja mais
Preço de CD e DVD pode cair até 25%

Projeto aprovado pela Câmara dos Deputados dá isenção de impostos a esses produtos   O...

Veja mais
Brasileiro deveria receber mínimo de R$ 1.994,82

Pesquisa do Dieese indica o valor para suprir necessidades básicas.   O salário mínimo do tr...

Veja mais
Um mel sem RG

De sabor especial, o produto das abelhas indígenas sem ferrão, nativas do Brasil, não pode ser cham...

Veja mais
SHOPPING

O Ibope Inteligência vai anunciar hoje a criação do Cadastro de Shopping Center, para mapear o setor...

Veja mais
Consecitrus deverá regular setor de laranja

Representantes dos produtores de laranja e da indústria chegaram a um consenso esta semana e decidiram enviar of&...

Veja mais