De acordo com dados levantados recentemente pelo Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS) com mais de 100 supermercadistas de cinco localidades do país,10% dos produtos de higiene e limpeza procurados nos supermercados brasileiros não são encontrados nas gôndolas. A maior dficuldade, principalmente nos supermercados de menor porte, é o planejamento logístico. O menor uso de tecnologia e a dificuldade de previsão do volume que será vendido são exemplos de fatores que aumentam a chance de rupturas. Outro motivo que pode resultar no problema é o descumprimento do prazo de entrega dos pedidos por parte dos fornecedores. No último ano, esse percentual de atrasos chegou a 21%, ante aos 17% registrados anteriormente e acima dos 11% tolerados pelos supermercadistas.
Em cidades como Fortaleza e Recife, a população não encontra 15% dos produtos desejados. Em Belo Horizonte, são 11%, e Rio de Janeiro, 10%. São Paulo, Curitiba e Porto Alegre tem índices de ruptura menores que a média nacional: 7%.
Veículo: Portal Netmarinha