Terceirizar a produção de embalagens e de algumas commodities pode ser a melhor alternativa para a indústria. Dessa forma, fica livre para pensar suas ações de marketing e concentrar esforços no departamento comercial. Unilever, Natura, Avon, Nivea, Bunge, Nestlé e tantas outras já fazem isso.
Na outra ponta, o Grupo Mappel, do ABC Paulista, tem se notabilizado por esta terceirização. E cresce a passos largos. Em 2008 o faturamento da empresa aumentou 20% sobre o do ano anterior e para este ano a previsão é de mais 25%, com a inauguração de uma nova unidade, em Diadema.
Em meados do século passado, no pós-guerra, a família Mappel resolveu tentar melhor sorte no Brasil, deixando a Alemanha em direção à cidade de Caxias, no Rio Grande do Sul. Em busca de oportunidades, logo mudou-se para o Rio de Janeiro, atuando no ramo hoteleiro. Em 1955 estava criado o Grupo Mappel, reunindo um Laboratório no Estado do Rio (recentemente negociado) e as fábricas de embalagens em São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC Paulista.
No início a Mappel estava enfocada na indústria farmacêutica, mas, com a expansão dos negócios, hoje atende também as indústrias de cosméticos, alimentos e correlatos (produtos de limpeza). "Para o fabricante é importante concentrar-se em seu core business, que é o desenvolvimento de linhas de produtos, ações de marketing e toda a comercialização, terceirizando a produção de embalagens, por exemplo", justifica Marion Mappel, diretora do grupo.
Mas a fabricação de algumas commodities, na área cosmética, também passou a chamar a atenção. Daí o investimento em uma nova unidade. A vizinha cidade de Diadema foi escolhida para abrigar instalações de 4.300 m². Esta nova unidade e mais a modernização da unidade de São Bernardo levaram a direção a desembolsar R$ 7 milhões nos últimos 24 meses.
Grupo de controle familiar e capital 100% nacional, os investimentos aportados tiveram origem no Finame - linha de crédito voltada à aquisição de máquinas e equipamentos - e em recursos próprios.
Produtora de sachês, blisters e envasadora de produtos, as unidades do ABC estão certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e promovem, regularmente, treinamento dos seus 300 colaboradores.
A crise econômica sempre afeta mercados, de uma maneira geral, mas a impressão que fica é de que o mercado da Mappel passará ao largo desses solavancos. A unidade de São Bernardo continua a produzir 30 milhões de sachês por mês (sendo 20 milhões somente para a indústria cosmética), e Diadema, outros 6 milhões de unidades por mês.
Veículo: DCI