Carrefour e Ricoy abrem lojas compradas da Gimenes em SP

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O varejo supermercadista do interior paulista voltará a ficar mais acirrado: importantes players, como o francês Carrefour e a Ricoy Supermercados, estão preparando a abertura dos 22 estabelecimentos comprados do Gimenes S.A., adquiridos no último mês de maio, por R$ 60 milhões, pelas duas companhias. Este movimento acontece em meio a um cenário positivo para o setor, em que as vendas de julho cresceram 6,66% frente a igual mês de 2008, período pré-crise, cuja base de comparação era forte.

 

Em entrevista ao DCI, Paulo Tadao Yokoi, sócio-proprietário da Ricoy, afirmou que abrirá as duas unidades de Sertãozinho no próximo dia 11 de setembro, sendo que na semana seguinte deverão entrar em operação outras três em Ribeirão Preto. "Estamos na fase de finalizar a reforma das 12 lojas compradas, padronizando-as com a identidade da nossa marca", contou. Além do Carrefour, os principais concorrentes na região serão Rede 10 Supermercados, Savegnago Supermercados e Supermercados Mialich.

 

Yokoi calcula que serão aplicados R$ 5 milhões entre a compra de equipamentos e a reformulação dos pontos-de-venda arrematados por R$ 15 milhões, que por sua vez serão financiados em cerca de 90 parcelas. Até outubro as unidades restantes deverão estar em funcionamento, para então começar o trabalho de mídia.

 

A aquisição da Gimenes marca a ampliação da presença da Associação Ricoy no interior, que até o momento operava apenas com seis unidades no município de Itapetininga com a bandeira Pão de Mel. A central de compras paulista é constituída também por mais cinco marcas Yokoi, Riviera, Economax, A Mais e Peri, somando aproximadamente 70 pontos entre a capital e região metropolitana paulista.

 

Questionado a respeito de uma possível modificação no planejamento estratégico da companhia nesta nova etapa, Yokoi afirma que será necessário apenas fazer uma adequação do mix de produtos às preferências regionais. "O preço médio será o mesmo praticado pela empresa em outras praças."

 

Para fortalecer a identidade junto aos seus clientes, os sócios decidiram abrir novas lojas utilizando apenas a bandeira Ricoy, sendo que as outras seis não sofrerão alterações. A rede ainda vislumbra modernizar a atuação e estuda aumentar a oferta de serviços aos acrescentando, por exemplo, postos de gasolina às unidades que tiverem potencial.

 

Concorrência

 

O Carrefour, que pagou R$ 45 milhões a vista por dez unidades da Gimenes, iniciou nesta semana a abertura de algumas unidades. A reportagem apurou que as cidades de Matão, Monte Alto e Jaboticabal já estão em funcionamento. Por enquanto, não existe previsão para as reinaugurações em São Carlos e Ribeirão Preto, que abriga quatro lojas.

 

A estratégia da multinacional francesa -que, segundo seu diretor superintendente, Jean-Marc Pueyo, não perdeu a liderança da venda de alimentos para o Grupo Pão de Açúcar- foi reforçar a presença da bandeira Carrefour Bairro no interior.

 

A varejista possui mais de 770 unidades em operação no País entre supermercados, hipermercados, lojas de bairro, atacados, postos de gasolina e drogarias. Com as dez novas lojas, o Carrefour Bairro somará 49 operações. Procurada, a empresa não quis se manifestar sobre o assunto.

 

Setor

 

As vendas reais dos supermercados cresceram 6,66% em julho em relação ao mesmo mês do ano passado e apresentaram alta de 5,66% na comparação com junho, conforme dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Nos sete primeiros meses do ano, o crescimento acumulado foi de 5,47%.

 

Sussumu Honda, presidente da Abras e sócio da Ricoy Supermercados, reiterou a perspectiva de alta de 4,5% nas vendas do setor em relação a 2008, quando o faturamento do cresceu 8,98%, totalizando R$ 158,5 bilhões, mas não houve expansão do volume vendido. "A estabilidade dos preços proporcionou alta de 2,1% no volume de mercadorias vendidas no primeiro semestre", disse.

 

Devido à forte base de comparação do segundo semestre em 2008, o executivo pondera que em agosto o percentual de crescimento deverá ser um pouco menor. "Em conversas informais, os indícios são de que as vendas estão indo bem este mês." Ontem, a Abras divulgou também o índice de perdas do setor, que chegou a 2,36%. Em números absolutos, elas atingiram R$ 3,7 bilhões, conforme pesquisa com 40 redes.

 

Veículo: DCI


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