Um hábito arriscado na hora de cuidar do fogão é limpar o forno autolimpante com produtos abrasivos, que podem danificá-lo. Mesmo que sejam desenvolvidos para esse fim, não é preciso usá-los em um espaço projetado para que se limpe automaticamente. "Esses fornos não permitem que a gordura se acumule e não exigem limpeza freqüente. No caso de derramamento de alimentos, use apenas água e sabão", aconselha Humberto Tanaka, engenheiro de produtos da Tecnologia de Cocção da Whirpool.
A mesa do fogão deve ser limpa com material suave -esqueça esponjas abrasivas, permitidas somente no caso de "cooktops" (mesas com queimadores embutidas separadamente do forno) feitos de vidro. Ainda sobre "cooktops": aqueles que trabalham por indução não funcionam com panelas feitas de materiais não-magnéticos, como as de alumínio, ágata e pedra. "O processo desse fogão forma um campo magnético na panela que a esquenta. Por isso, deve-se usar as de inox ou de ferro", aconselha Tanaka.
Também é preciso observar o estado da mangueira de gás. Como o combustível pode ressecar e degradar o material, ela tem validade de cinco anos. Depois desse período, é preciso trocá-la por uma nova.
A tampa de vidro do fogão pode ficar fechada durante o uso do forno, sem risco de rompimento. "O vidro usado é do tipo temperado. O único cuidado é não baixar a tampa com o queimador acesso", diz Tanaka.
Veículo: Folha de S.Paulo