O consumidor pretende gastar 3,3% mais que no ano passado em produtos eletroportáteis este ano, nas compras de Natal. Com o avanço do poder de compra da baixa renda, de olho principalmente em itens para o Natal como cine e foto, além de eletroeletrônicos, a rede varejista Lojas Cem, que compete com Casas Bahia, Magazine Luiza e Ponto Frio, entre outras, se prepara para a chegada daquela que é a melhor época em vendas para o setor, atenta ao que espera ser um ano de forte competição por vendas, a ser decidida no preço.
Segundo José Domingos Alves, supervisor-geral da rede Lojas Cem, a previsão é de que as vendas cresçam 10% este ano, em relação ao final de 2008. Domingos diz que a rede pretende investir na oferta de produtos com preços mais atraentes para o consumidor e parcelar em seis vezes sem juros, além de adotar campanha de marketing mais forte, com a distribuição de folhetos e propagandas em jornais e televisão. "A grande perspectiva é de venda de televisores de LCD e notebooks, com preços mais baixos e facilidades no parcelamento", diz o supervisor.
Para aproveitar o otimismo do consumidor e o crescimento na demanda por produtos de informática, a rede Extra, do Grupo Pão de Açúcar, anunciou sua forte campanha de venda de computadores equipados com o novo programa da Microsoft, a ser lançado no Brasil hoje pela norte-americana desenvolvedora de softwares. As vendas começam hoje, às 23h30, e o Grupo Pão de Açúcar trará o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, e o vice-presidente executivo do Grupo, Ramatis Rodrigues, ao lançamento, na capital paulista, no bairro Itaim.
Nesse mesmo horário, a rede Fast Shop organizará um evento no Shopping Iguatemi, em São Paulo, para abrir oficialmente as vendas do produto, que é o Windows 7. Também interessada no lançamento, a LG lança uma linha de notebooks com o novo sistema operacional. Os sites Extra.com e Pontofrio.com atendem pré-venda para computadores com o Windows 7.
Pesquisa
Nestes próximos dois meses, os consumidores deverão buscar as categorias mais procuradas de itens de cine e foto (14,4%) e produtos de informática (12,8%), além de aumentar o consumo de bens duráveis e produtos da linha marrom - filmadoras e máquinas fotográficas (digitais), e também computadores, notebooks e celulares. Em comparação a igual período de 2008, o número de pessoas que pretendem comprar neste Natal aumentou de 74,2% para 77%, a maior média desde o início da pesquisa, há dez anos.
De acordo com a Pesquisa de Intenção de Compras no Varejo, divulgada ontem pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), haverá ainda um aumento de 5,2% ns vendas do comércio paulistano neste fim de ano, também por conta do crescimento da intenção de compra do consumidor de São Paulo, o maior centro de consumo brasileiro.
Segundo o presidente do conselho do Provar, Cláudio Felisoni de Angelo, as classes C e D serão as principais compradoras de produtos eletrônicos, como câmeras digitais, filmadoras e computadores. "São objeto do desejo do público das classes mais baixas, mas esses itens não têm tanta significação para as classes A e B, que já os têm", diz.
Apesar de estar disposto a comprar mais neste Natal, o consumidor pretende economizar no valor individual dos presentes. Dados da pesquisa mostram que nas áreas de informática, cine e foto e telefonia celular a perspectiva de gasto por item diminui em: 0,4%, 15, 4% e 6,1% respectivamente. No último trimestre do ano passado o valor médio gasto por item nas compras de fim de ano foi R$ 93.
De acordo com Cláudio Felizoni, as pessoas estarão dispostas a comprar mais, mas a preços menores. "A redução do tíquete médio para alguns produtos deve-se à perspectiva do consumidor por uma redução de preço, ou ao fato de ele não estar tão a fim de pagar caro e ele vai, por tanto, comprar um produto de menor valor", diz o presidente do Provar.
Dentre os setores onde há queda de intenção de gasto, as lojas de material de construção apresentam maior índice --43,9%-, devido à preocupação dos consumidores em adquirir presentes para a família. Já com os consumidores das classes A e B, a maior parte (86,1% ) pretende comparar pela internet, diz a pesquisa do Provar. Os itens mais procurados serão CDs, livros e revistas, com 31,4% das intenções de compra.
Veículo: DCI