O faturamento dos supermercados em São Paulo deve crescer 4,3% neste ano, descontada a inflação do período, na comparação com o igual período de 2007, segundo previsão da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Em 2007, o setor faturou R$ 136,3 bilhões no Brasil, sendo R$ 42,2 bilhões no Estado de São Paulo.
De acordo com a entidade, a alta registrada nos preços dos alimentos verificada no último semestre não alterou o cenário nas lojas supermercadistas. Alguns consumidores das classes populares migraram para produtos mais baratos a fim de evitar os preços elevados do arroz e do feijão nos últimos meses. Agora, segundo a Apas, os empresários deste segmento constatam o retorno à normalidade, com a inflação arrefecendo e os produtos da cesta básica começando a registrar deflação.
De acordo com a Associação, nos últimos 14 anos, o reajuste de preços praticados pelos supermercadistas têm sido abaixo dos valores apresentados pelos indicadores de inflação. Desde o Plano Real, o Índice de Preço Atacado (IPA/FGV) registrou variação de 364% e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC/FIPE) 177%.
Em igual período, segundo a entidade, o Índice de Preços dos Supermercados (IPS/APAS) subiu 94%. "Isso mostra a disposição dos supermercados em acirrar as negociações com os fornecedores, a fim de oferecer ao consumidor preços mais competitivos'', afirmou o presidente da APAS, João Sanzovo.
Veículo: Jornal do Commercio – RJ