Walmart estuda vender remédios em loja na internet

Leia em 2min 30s

Varejo: Na rede física, a multinacional já possui 260 drogarias e vai inaugurar mais 58 até o fim do ano

 

A experiência do Walmart com a venda de bens duráveis pela internet foi tão bem-sucedida no Brasil que a gigante americana já está de olho em mais um segmento do varejo on-line, a comercialização de medicamentos. Em entrevista ao Valor, o presidente do Walmart no Brasil, Hector Nuñez, afirmou que já começou a avaliar o lançamento de uma farmácia pontocom no país. O grupo seria a primeira grande cadeia de hipermercados a vender produtos farmacêuticos pela internet no Brasil.

 

As grandes varejistas - Walmart, Pão de Açúcar e Carrefour - estão avançando a passos largos no varejo de medicamentos. O setor de farmácias, que ainda é dominado por pequenas lojas independentes, está passando por uma forte transformação no país desde a introdução do regime de substituição tributária e da nota fiscal eletrônica, o que permitiu ao governo intensificar a fiscalização sobre as empresas.

 

"O segmento de farmácias está entre as prioridades de investimento do Walmart no Brasil", afirmou Nuñez. O apetite pelo varejo farmacêutico é tão grande que serão abertas neste ano nada menos do que 100 drogarias, das quais 42 já foram inauguradas.

 

O ritmo de inaugurações no setor de farmácias é até mesmo mais acelerado do que a expansão prevista para os hipermercados e supermercados. Além de operar com marcas originais Walmart e Sam's Club, o grupo é dono no Brasil das redes Bompreço, Mercadorama, Nacional, BIG, Maxxi e Todo Dia.

 

O grupo está abrindo drogarias não só dentro dos novos hipermercados mas também nas unidades que já estão em operação. Atualmente, a varejista controla uma rede de 260 farmácias, o que a colocaria no topo do ranking do setor no país.

 

O Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar também estão avançando de forma rápida no varejo farmacêutico. O Carrefour já possui 141 drogarias, das quais 14 são em endereços independentes, de rua, e 14 funcionam em hipermercados do Atacadão. O Pão de Açúcar manifestou até mesmo o interesse comprar redes de farmácias para avançar no setor.

 

O varejo de medicamentos é um mercado conhecido para o Walmart nos Estados Unidos, onde o grupo possui uma agressiva política de preços. Lá, a rede vende medicamentos genéricos por US$ 4. O mesmo programa foi trazido para o Brasil, onde as farmácias do Walmart vendem, por R$ 9,90, uma lista de 500 medicamentos genéricos.

 

"Pesquisas apontam que 40% das pessoas no Brasil não terminam tratamentos de saúde porque não têm dinheiro para adquirir os remédios", afirma Nuñez. A varejista mantém, nas farmácias, um programa de educação sobre os medicamentos genéricos, enquanto tenta combater o uso de produtos similares nos pontos de venda.
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Linha branca puxa alta de 7,1% do varejo

A atividade do comércio registrou aumento de 7,1% em outubro ante igual mês do ano passado, a maior taxa de...

Veja mais
Faltam TVs de LCD nas lojas

Indústria traz monitor de avião para dar conta da maior procura   Grandes redes de varejo reclamam ...

Veja mais
Promessa de abrir 90 unidades "será cumprida"

Até o fim do ano, Hector Nuñez, presidente do Walmart no Brasil, garante que terá cumprido a promes...

Veja mais
Arola, Adriá

Foi um jantar só para convidados na terça, 3. E o azeite Borges já figurava nas mesas do restaurant...

Veja mais
Analistas avaliam que Kraft pode desistir de oferta pela Cadbury

O comprometimento da executiva-chefe da Kraft, Irene Rosenfeld, em manter-se "disciplinada" em sua oferta pela Cadbury a...

Veja mais
Barry Callebaut

A suíça Barry Callebaut, a maior fabricante de chocolates do mundo, anunciou ontem que está compran...

Veja mais
Passo mais firme

O varejo brasileiro de calçados leva fé que as vendas acertem o passo no Natal deste ano.   A Assoc...

Veja mais
Stephanes defende o uso de hidrovias para o transporte de soja

A produção de soja do ciclo 2009/2011 da indústria foi estimada em em 63,4 milhões de tonela...

Veja mais
FedEx reduz preços para crescer entre as pequenas e médias

Com foco no mercado de pequenas e médias empresas (PME) a companhia de entregas expressas FedEx Express lan&ccedi...

Veja mais