A fabricante britânica de chocolate Cadbury rejeitou ontem a oferta hostil de compra da norte-americana Kraft Foods e recomendou que os acionistas façam o mesmo. A empresa divulgou um comunicado em que diz que a oferta é pior que a proposta inicial porque subestima o valor da Cadbury e as perspectivas da companhia.
A Cadbury disse estar confiante de que terá valor significativo no futuro, que será integralmente revertido aos acionistas. Pouco antes da divulgação da nota, a Kraft formalizou sua oferta hostil pela Cadbury PLC, decepcionando quem esperava a apresentação de um valor maior pelo negócio.
A Kraft, que é a segunda maior empresa deste segmento do setor de alimentos, atrás apenas da Nestlé, manteve sua proposta pela Cadbury de 300 pence em dinheiro e 0,2589 ação da nova Kraft para cada ação da Cadbury, equação que resulta em valor de 9,8 bilhões de libras esterlinas (US$ 16,44 bilhões).
A oferta feita em setembro colocava o valor da Cadbury em 10,2 bilhões de libras esterlinas, mas após a queda nos preços das ações da Kraft e do dólar ante a libra o valor baixou para 9,8 bilhões de libras. O total por ação caiu de 745 para 717 pence, baseado no preço de fechamento na sexta-feira em US$ 26,78 e uma taxa de câmbio de US$ 1,6609 por libra.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ