Duas ofertas de compra movimentaram os mercados ontem, mas acabaram fracassando: a fabricante britânica de chocolates Cadbury rejeitou uma oferta pública de aquisição (OPA) hostil feita pela norte-americana Kraft e a AXA Asia Pacific rejeitou uma oferta de US$ 10,3 bilhões de sua controladora AXA SA e da concorrente australiana AMP.
A proposta pela Cadbury estava avaliada em 9,8 bilhões de libras (US$ 16,443 bilhões) e a companhia considerou que o montante não se aproxima do valor real da companhia.
"O conselho rejeitou a oferta e ressaltou sua determinação de assegurar que o verdadeiro valor da Cadbury seja totalmente entendido por todos", declarou o presidente da companhia britânica, Roger Carr.
A Kraft apresentou ontem a OPA diretamente aos acionistas, depois que em setembro o Conselho de Administração já tinha rejeitado a oferta, ao considerá-la insuficiente. "Achamos que nossa proposta oferece o melhor valor imediato e no longo prazo para os acionistas de Cadbury e para a própria companhia, comparado com qualquer outra opção disponível, incluindo a de que a Cadbury se mantenha independente", assegurou a Kraft.O objetivo da Kraft é criar uma empresa gigante que se transformaria na número um no mundo no setor de chocolates.
Já o próximo passo da AXA SA, segunda maior seguradora da Europa, deve ser levantar US$ 3 bilhões para comprar seus ativos da Ásia em uma operação em duas etapas que deve culminar na venda da AXA Asia Pacific para a AMP. Em seguida, a empresa deve ser dividida em linhas geográficas com a empresa australiana mantendo os ativos na Austrália e Nova Zelândia e vendendo os ativos asiáticos de volta à AXA SA. Mas os diretores independentes da AXA Asia Pacific rejeitaram a estrutura principal do acordo afirmando que ele subvalorizava significativamente a empresa.
Veículo: DCI