Estado do Rio de Janeiro flexibilizará uso de máscara em local aberto

Leia em 4min 10s

Governador sancionou a lei com a determinação

 

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro sancionou hoje (27) a lei que regula o uso de máscaras de proteção facial no estado. A decisão será publicada no Diário Oficial de amanhã (28).

 

Com a sanção, a Secretaria de Estado de Saúde publicará, também nesta quinta-feira, recomendação aos municípios que deverão seguir os critérios de distanciamento social, ambiente aberto e fechado, percentual de vacinação da população, realização de eventos-teste, além de outros critérios para a flexibilização do uso das máscaras.

 

“A flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos é motivo de celebração. Mais de um ano e meio após o decreto de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia [de covid-19], esta medida representa um importante salto para a vitória do estado e do povo fluminense sobre o vírus”, disse, em nota, o governador.

 

Segundo Castro, o estado encontra-se atualmente no cenário de baixo risco de contaminação de covid-19 em todas as regiões devido à agilidade na distribuição das vacinas aos municípios. “Para que a luta contra a covid-19 seja vencida definitivamente, peço que todos continuem seguindo as orientações das autoridades sanitárias”, afirmou.

 

Capital fluminense

A prefeitura do Rio de Janeiro publicou hoje (27) decreto no Diário Oficial do Município em que libera o uso de máscaras em lugares abertos e autoriza o funcionamento de boates, casas de show e salões de dança com até 50% da capacidade. Em ambientes fechados e transportes públicos, a obrigatoriedade da proteção facial continua valendo.

 

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou a medida na noite de ontem (26). A recomendação é do comitê de especialistas instaurado pela prefeitura para assessorá-la no combate à pandemia de covid-19. "Chegamos a 65% de toda a população da cidade devidamente imunizada", justificou Paes.

 

No entanto, para entrar em vigor a flexibilização do uso de máscaras na capital fluminense, o município dependia da sanção do governador Cláudio Castro da lei aprovada ontem (26) pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que desobriga o uso de máscara, ao ar livre, em todo o estado. Segundo a proposta aprovada ontem, caberá ainda a cada município a decisão final, pois vale sempre o parâmetro mais restritivo.

 

Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) adotada no ano passado, municípios, estados e União têm competência complementar para estabelecer medidas de combate à covid-19, mas no caso de divergências, valem as medidas mais restritivas.

 

Pandemia de covid-19

Para o coordenador do InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marcelo Gomes, ainda não é o momento de flexibilizar o uso de máscara mesmo em ambientes externos pois cada município tem uma cobertura vacinal e uma situação epidemiológica diferentes. Ele lembra, por exemplo, que a capital fluminense tem grande fluxo de pessoas de outras cidades do estado e do país.

 

“Olhar só para a situação epidemiológica e vacinal de um único município e não levar em conta essa vizinhança pode ser um problema tanto para a capital quanto para os vizinhos porque retirar a obrigatoriedade da máscara, mesmo em ambientes abertos, facilita a transmissão”, disse o pesquisador. “O risco de transmissão vai aumentar, ainda que seja menor que em ambientes fechados”.

 

Gomes destaca que o enfrentamento à pandemia é um evento coletivo, não só para os indivíduos mas também entre os municípios. “Esse andar conjunto é muito importante porque os municípios não são ilhas. Há uma interação muito grande”, afirmou.

 

“Por mais que os indicadores estejam apontando para situações positivas, com a queda de casos graves, com o avanço da vacinação, a gente ainda está muito longe do que hoje se considera como ideal que é na casa dos 90% da população vacinada”, acrescentou.

 

O pesquisador da Fiocruz ressalta que países do Hemisfério Norte já passaram por situação similar de antecipar a retirada da obrigatoriedade do uso de máscara e tiveram como consequência o aumento significativo do número de casos de covid-19. “Apostar que não teremos uma consequência ruim é um risco grande”, disse.

 

“Temos que perder essa resistência em usar a máscara. A gente quer voltar a ter interação social? Queremos. Se o preço a se pagar é o uso de máscara, esse é um custo social baixo”, ponderou.

 

Matéria atualizada às 19h29 para incluir a informação de que o governador Cláudio Castro sancionou o projeto

 

Edição: Denise Griesinger

 

Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

 

Fonte: Agência Brasil – 27/10/2021

 

Acesse aqui a íntegra da Lei Complementar nº 9443, de 27 de outubro de 2021, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em: 28/10/2021.


Veja também

Debatedores criticam projeto que altera regras do Imposto de Renda

Senadores e especialistas criticaram, nesta quarta-feira (27), o projeto (PL 2.337/2021) que altera as regras do Imposto...

Veja mais
Presidente sanciona lei que prorroga isenções do ICMS por 15 anos

Lei beneficia comércio atacadista e atividades aeroportuárias   O presidente Jair Bolsonaro sancion...

Veja mais
Receita orienta sobre restituição de valores de imposto de renda em razão de decisão judicial

Trata-se de decisão referente à não incidência de imposto de renda sobre juros de mora sobre ...

Veja mais
STF suspende julgamento sobre indenizações por danos morais trabalhistas

  Único a se manifestar na sessão de hoje, o ministro Gilmar Mendes (relator) entendeu que o tabelam...

Veja mais
Seção Cível do TJRJ admite incidente de demandas repetitivas em consumo de produtos alimentícios impróprios

  Os desembargadores da Seção Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) de...

Veja mais
Jurisprudência em Teses traz novos entendimentos sobre suspensão de prazos e realização de audiências remotas

  A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) disponibilizou a edi&cced...

Veja mais
Pandemia: DF retira obrigatoriedade de máscaras em locais abertos

  Medida de combate à covid-19 continua valendo em locais fechados   O governo do Distrito Federal e...

Veja mais
Alerj aprova liberação do uso de máscaras ao ar livre no estado do Rio

Flexibilização será decidida pela Secretaria de Saúde   A Assembleia Legislativa do R...

Veja mais
Justiça suspende decreto municipal que desobrigava uso de máscaras em Criciúma

  O juiz Evandro Volmar Rizzo, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Criciúma, co...

Veja mais