GOV.BR passa a oferecer ao cidadão o serviço de emissão de certidões

Leia em 2min 30s

 

Certidão negativa de débitos tributários já pode ser baixada automaticamente pela plataforma sem necessidade de preenchimento de dados

 

Já imaginou ter acesso instantâneo às suas certidões por meio da plataforma GOV.BR? Agora isso já é possível, pois a certidão negativa de débitos tributários, da Receita Federal, já pode ser baixada pelo GOV.BR na internet. Com apenas um clique, o cidadão tem acesso à certidão de forma automática, sem a necessidade de preencher formulários. A novidade visa tornar mais simples a obtenção de documentos do governo pelo cidadão.

 

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, explica que essa é uma evolução do GOV.BR para melhorar o relacionamento da população com o Estado. “O GOV.BR está transformando a vida das pessoas. Estamos aprimorando a plataforma para que a experiência do usuário, em sua interação com o governo, seja simples, prática e fluida. Vamos integrar, cada vez mais, os sistemas governamentais para oferecer, em um único lugar, no GOV.BR, tudo que o cidadão precisa”, destaca. 

 

Outras certidões serão integradas à plataforma em breve. A previsão é possibilitar também a emissão de certidões trabalhistas, previdenciárias, assistenciais e aquelas voltadas aos servidores públicos, de maneira complementar aos canais já existentes. 

 

Experiência integrada 

 

O GOV.BR é a plataforma de relacionamento do Estado com o cidadão e está em constante aprimoramento para oferecer ao usuário uma experiência cada vez melhor, independentemente do dispositivo de acesso. Funcionalidades que eram oferecidas apenas no aplicativo do celular, ou só pelo computador, agora estão disponíveis em ambos os locais. 

 

Além da emissão de certidões, a plataforma GOV.BR no computador ganha mais três funcionalidades, que estavam disponíveis apenas pelo aplicativo do celular: carteira digital de documentos, assinatura eletrônica GOV.BR e notificações. Para acessar essas funcionalidades, é preciso estar logado na plataforma. 

 

“Já temos 133 milhões de brasileiros no GOV.BR usufruindo de todos os benefícios de ter o governo na palma da mão, 24 horas por dia. O GOV.BR combate a burocracia, por meio da transformação digital do Estado, promovendo a melhoria estrutural da Administração Pública”, enfatiza o secretário especial Caio Paes de Andrade. 

 

Saiba como acessar a sua área personalizada no GOV.BR

 

Ao acessar a plataforma GOV.BR pela internet – seja para utilizar serviços ou navegar pelas páginas de órgãos públicos –, o usuário tem disponível, no canto superior direito da página, o botão “Entrar”. Ao clicar no botão, é solicitada a realização do login na plataforma.  

 

Uma vez logado no GOV.BR, o cidadão passa a visualizar, no canto superior direito da página, um botão com sua foto ou avatar. Ao clicar na seta ao lado do botão, é aberto um menu com as funcionalidades disponíveis na área personalizada, entre elas, a emissão de certidões. 

 

Fonte: Ministério da Economia – 27/06/2022

 

 


Veja também

Prazo para apresentação do pedido principal nos autos de tutela cautelar é contado em dias úteis

Para a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o prazo de 30 dias para apresentação do ...

Veja mais
Fabricante não responde por produto encomendado por contrafator, diz TJ-SP

  No sistema da Lei de Propriedade Industrial brasileira, não se pode presumir a responsabilidade do f...

Veja mais
PGFN alerta para o fim do prazo para solicitar negociações com benefícios

A próxima quinta-feira, 30/6, é o último dia para aderir a modalidades que oferecem descontos, entr...

Veja mais
ANS suspende temporariamente comercialização de 70 planos de saúde

Proibição vale a partir desta quinta-feira   A Agência Nacional de Saúde Suplementar (...

Veja mais
Sancionada lei que cria o Sistema Eletrônico de Registros Públicos

  O Serp moderniza os serviços de cartórios de registros públicos e traz impactos na redu&cce...

Veja mais
Presidente sanciona com vetos lei que previa compensações de ICMS

  Entre os vetos, está o que garantia mínimos em saúde e educação   O pr...

Veja mais
Projeto obriga comerciante que atua na internet a oferecer SAC

O Senado vai analisar uma proposta que obriga fornecedores que vendem diretamente ao cliente por meio da internet a mant...

Veja mais
Justiça do Trabalho afasta indenização para ex-empregada de frigorífico portadora de doença degenerativa

Uma ex-empregada de um frigorífico, com unidade em Nanuque, no Nordeste de Minas Gerais, teve negado o pedido de ...

Veja mais
Comerciante pagará R$ 1,1 milhão por uso indevido e sem licença de software

A juíza Caroline Bündchen Felisbino Teixeira, da 2ª Vara Cível da comarca de Joinville, julgou p...

Veja mais