Anvisa atualiza Agenda Regulatória para o ano de 2023

Leia em 2min 40s

 

Revisão anual da Agenda resultou em 31 alterações, 11 inclusões e 10 exclusões de projetos regulatórios.

 

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou a segunda atualização da Agenda Regulatória 2021-2023, que será publicada no Diário Oficial da União. A medida foi deliberada na quarta-feira (7/12), durante a 23ª Reunião Ordinária Pública da Agência, e definiu a nova lista vigente de projetos regulatórios priorizados para o ano de 2023. 

 

Como previsto no Documento Orientador da Agenda Regulatória - AR 2021-2023, o conjunto de projetos regulatórios priorizados pode ser revisado anualmente, com a possibilidade de alterações, exclusões e inclusões de projetos. O objetivo da atualização anual é manter o documento alinhado às prioridades regulatórias do período, para garantir a previsibilidade e a atualidade do planejamento regulatório da Agência.   

 

Nesta segunda revisão anual, que coincide com o último ano da Agenda 2021-2023 e se alinha ao período de publicação do Plano de Gestão Anual 2023 da Anvisa, houve poucas modificações na lista de projetos regulatórios. Apesar do registro de 31 alterações, em grande parte o que ocorreu foram atualizações pontuais de referências normativas. Dessa forma, houve quase um equilíbrio entre as 11 inclusões de novos projetos e as 10 exclusões realizadas. Uma inclusão a destacar na Agenda é o projeto 1.27 - Vigência do CBPF durante o período de validade do registro do produto e prazo de validade diferenciado, baseado no risco sanitário, que atende a uma solicitação do público, captada durante a consulta externa realizada no período de construção da Agenda 2021-2023. 

 

A partir das atualizações consolidadas, a nova lista atualizada de projetos regulatórios da Agenda da Anvisa para o período 2021-2023 passa a ser composta por 159 projetos regulatórios, distribuídos em 16 macrotemas de atuação da Agência. Consulte a listagem em planilha, com o detalhamento dos projetos e as respectivas justificativas para as alterações e exclusões realizadas. Confira ainda a página específica da Agenda Regulatória 2021-2023 no portal.     

 

Processo de atualização da Agenda   

As atividades para a segunda atualização anual da Agenda foram realizadas entre os meses de outubro e dezembro de 2022, conforme descrito no Relatório de Atualização Anual da Agenda 2021-2023. Para a atualização da lista de projetos, foram aplicados os mesmos critérios previstos na construção da Agenda Regulatória, que compreendem o alinhamento dos projetos aos objetivos estratégicos da Anvisa e a previsão de realizar atividades regulatórias no ano de inclusão na Agenda, no caso, no ano de 2023.   

 

Além desses dois critérios, as áreas técnicas da Anvisa consideraram várias fontes para a atualização dos projetos da Agenda. No que se refere às listas de publicações regulatórias com necessidade de adequação ou revisão normativa, destacamos que foram verificadas as contribuições recebidas na consulta externa para a construção da Agenda, realizada entre 23 de novembro de 2020 e 22 de janeiro de 2021, bem como os relatos de problemas normativos registrados no espaço aberto no portal da Anvisa para a identificação de problemas em normas.   

 

Fonte: ANVISA – 08/12/2022

 

Acesse aqui a íntegra da Agenda Regulatória 2021-2023, publicada no Diário Oficial da União em: 14/12/2022, edição: 234, seção: 1 e página: 173.

 


Veja também

Após pedido de destaque de Rosa Weber, julgamento do Difal do ICMS volta ao início

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, pediu destaque no julgamento que trata do Difal — d...

Veja mais
Câmara aprova projeto que incentiva inclusão do símbolo de alimento livre de glúten em embalagens

Objetivo é facilitar a identificação do ingrediente pelas pessoas com doença celíaca ...

Veja mais
Salário mínimo sobe para R$ 1.302 em 1º de janeiro

  Novo valor está em medida provisória no Diário Oficial de hoje   A partir de 1º...

Veja mais
Mantida justa causa de trabalhador que queimou uniforme e divulgou o vídeo em grupo de WhatsApp

A Justiça do Trabalho manteve a justa causa aplicada ao motorista que ateou fogo no uniforme da empresa, filmou e...

Veja mais
Shopping pode cobrar estacionamento de empregados dos lojistas

Para a 1ª Turma, não há ilicitude na cobrança   A Primeira Turma  do Tribunal Supe...

Veja mais
Consif questiona norma do Confaz sobre pagamento eletrônico de ICMS

  Segundo a entidade, convênio obriga instituições financeiras a fornecer dados protegidos por...

Veja mais
Governo regulamenta programa para renovar frota rodoviária

Iniciativa beneficia profissionais de transporte e o meio ambiente   O governo federal regulamentou as regras do ...

Veja mais
Associação de conselheiros do Carf volta a ser presidida por Wesley Rocha

  O conselheiro Wesley Rocha foi eleito na noite desta segunda-feira (12/12) para presidir a Associaç&atild...

Veja mais
Devolução de custas no STJ poderá ser feita por Pix

  O Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou, nesta segunda-feira (12), a Instrução N...

Veja mais