Ministro do Trabalho pedirá fim de novos pedidos de saque-aniversário

Leia em 2min 50s

 

Sugestão será apresentada ao Conselho Curador do FGTS em março

 

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, pedirá o fim de novos pedidos de saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), confirmou hoje (24) a assessoria da pasta. A sugestão será apresentada na reunião do Conselho Curador do FGTS em 21 de março.

O pedido não significa que a sugestão será aceita. Isso porque o Conselho Curador reúne representantes do governo, das empresas e dos trabalhadores. Das 12 cadeiras, o governo tem seis; as entidades de patrões, três; e as entidades de empregados, três. Em caso de empate na votação, o representante com maior tempo de exercício no conselho terá voto de qualidade.

 

Atualmente, o Conselho Curador do FGTS tem cinco cadeiras do governo vazias, com apenas o ministro Luiz Marinho ocupando as vagas destinadas ao Executivo. Como a composição definitiva do conselho ainda depende de nomes que ainda serão indicados, a decisão ficará para março.

 

Durante o discurso de posse, Marinho tinha indicado que pretendia extinguir o saque-aniversário para “corrigir distorções” no FGTS. Um dia depois, o ministro recuou e escreveu, nas redes sociais, que pretende apenas debater a medida com o Conselho Curador e as centrais sindicais.

 

“A manutenção ou não do saque-aniversário do FGTS será objeto de amplo debate junto ao Conselho Curador do FGTS e com as centrais sindicais. A nossa preocupação é com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança”, postou o ministro no Twitter no último dia 5.

 

Retiradas anuais

 

Por meio do saque-aniversário, o trabalhador pode retirar, a cada ano, uma parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa. Desde a entrada em vigor da modalidade, em abril de 2020, 28 milhões de trabalhadores aderiram ao modelo e retiraram R$ 34 bilhões do FGTS. Em média, R$ 12 bilhões são retirados por ano.

 

O período de retiradas de quem opta pelo saque-aniversário começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.

 

A adesão ao saque-aniversário, no entanto, exige cuidado. Pelas regras atuais, ao retirar uma parcela do FGTS a cada ano, o trabalhador deixará de receber o valor depositado pela empresa caso seja demitido sem justa causa. O pagamento da multa de 40% nessas situações está mantido.

 

A qualquer momento, o trabalhador pode desistir do saque-aniversário e voltar para a modalidade tradicional, que só permite a retirada em casos especiais, como demissão sem justa causa, aposentadoria, doença grave ou compra de imóveis. No entanto, existe uma carência na reversão da modalidade.

 

Ao voltar para o saque tradicional, o trabalhador ficará dois anos sem poder sacar o saldo da conta no FGTS, mesmo em caso de demissão. Se for dispensado, receberá apenas a multa de 40%.

 

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

Edição: Juliana Andrade

 

Fonte: Agência Brasil, 24/01/2023

 

 


Veja também

Confira decisões do STF sobre o Código de Trânsito Brasileiro, que completa 25 anos de vigência este mês

  Ao longo dos anos, a Corte já deliberou sobre temas como lei seca, recusa de teste de bafômetro, fu...

Veja mais
É possível suspender habilitação de crédito até definição sobre a existência da dívida e o respectivo valor no juízo arbitral

  A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou possível suspender a habilita&cc...

Veja mais
CJF libera o pagamento de RPVs a mais de 125 mil beneficiários

O Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou para os Tribunais Regionais Federais (TRFs) os limites para o pagamen...

Veja mais
Prova de vida passará a ser responsabilidade do INSS

Comprovação será feita por meio de cruzamento de dados   Procedimento essencial que garante ...

Veja mais
Consumo nos Lares Brasileiros encerra o ano em alta de 3,89%

Resultado é o maior dos últimos 15 meses e foi puxado pelo pagamento de benefícios sociais AbrasMer...

Veja mais
Advocacia-Geral da União divulga consolidação de súmulas

SÚMULAS DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO    CONSOLIDAÇÃO DE 18 DE JANEIRO DE 2023&nbs...

Veja mais
Pesquisa Pronta traz novos temas sobre acessibilidade para pessoas com deficiência

​A página da Pesquisa Pronta divulgou cinco entendimentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Produzi...

Veja mais
TRT-2 MANTÉM JUSTA CAUSA DE MOTORISTA QUE DORMIA NO EXPEDIENTE

A 16ª Turma do TRT-2 manteve a justa causa de motorista que dormia em posto de combustível contratado para a...

Veja mais
Atenção a e-mails enviados em nome do TRT/RJ

Atenção a e-mails enviados em nome do TRT/RJ O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (...

Veja mais