A medida faz parte do compromisso do TST com a transparência e com a tomada de decisões baseada em evidências
O Tribunal Superior do Trabalho lançou, na última quinta-feira (31), o portal da Secretaria de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados do Tribunal Superior do Trabalho (SEPJD). A entrega à população e à Justiça do Trabalho de um local com dados e informações qualificadas faz parte do compromisso do TST com a transparência e com a tomada de decisões baseada em evidências.
Criada em 2022, a SEPJD produz dados estatísticos oficiais e atua na gestão, na organização e na validação de bases de dados, além de fomentar e realizar pesquisas empíricas e diagnósticos sobre a Justiça do Trabalho. Isso ocorre em articulação com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e em parceria com instituições de ensino ou pesquisa e outras organizações voltadas à produção e à gestão do conhecimento.
Interface
A página principal tem um menu lateral que permite acessar várias informações sobre a Secretaria e as áreas de Estatística, Ciência de Dados e Pesquisa Judiciária. Diversos botões redirecionam o usuário para áreas de interesse como a solicitação de informações sobre pesquisas judiciárias, chamadas públicas com editais em aberto e notícias relacionadas. Também é possível obter mais informações sobre projetos e produtos prioritários, como Bem-te-vi, orientações aos tribunais sobre o DataJud do CNJ, e-Gestão e TST em Números.
Acesso à informação
O menu “Painéis e Publicações” reúne dados estatísticos e conteúdos produzidos e compilados pela Secretaria. Ali é possível acessar as análises elaboradas pela Secretaria por meio de relatórios, painéis e periódicos, como o Relatório Geral da Justiça do Trabalho, a Movimentação Processual do TST e o Painel da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2023.
Ponto de convergência
O portal da SEPJD também promete ser um espaço onde os grupos da Rede de Pesquisa Judiciária, Estatística e Ciência de Dados da Justiça do Trabalho poderão se comunicar com as equipes que trabalham com as informações em nível nacional no que diz respeito à Justiça do Trabalho. Um exemplo, já em andamento, diz respeito ao Grupo de Trabalho responsável pelo alinhamento entre os tribunais sobre os dados estatísticos constantes no DataJud. O portal também reunirá eventos e iniciativas de toda a rede.
Fonte: TST – 04/09/2023