Ranking ABRAS 2024: estudo retrata o desempenho dos supermercadistas brasileiros

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Nova radiografia do varejo alimentar será apresentada durante o Smart Market 2024 em abril

 

Principal canal de abastecimento dos lares, o varejo alimentar apresentou, em 2022, mais um ano de crescimento, como foi retratado na 46ª edição do estudo do Ranking ABRAS, desenvolvido pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS e com base no estudo Estrutura do Varejo da NielsenIQ.

 

Em 2022, o setor supermercadista alcançou um faturamento de R$ 695,7 bilhões em faturamento, por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição (supermercado, hipermercado, atacarejo, mercado de vizinhança e e-commerce). O resultado registrado naquele ano passado representou 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

 

Um desempenho obtido a partir da operação de um universo de estabelecimentos que também cresceu, chegando a um total de 94.706 lojas. Observamos que, em 2022, as redes supermercadistas se empenharam em expandir seus negócios, seja por abertura de novas lojas ou aquisição de outras, mas com o objetivo de trazer mais ofertas de pontos de venda disponíveis para a população brasileira. Apesar do cenário incerto, o autosserviço mostrou a sua importância na economia brasileira, ampliando a capilaridade e a sua força em todo o território nacional.

 

Esta força do setor é demonstrada também na geração de empregos, já que o setor é reconhecido como um dos maiores empregadores do País. O varejo alimentar contabilizou em 2022 um efetivo profissional de 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos. É importante destacar também que o setor possui, atualmente, 245,4 mil check-outs espalhados pelas 94.706 lojas e por onde passam 28 milhões de consumidores diariamente.

 

Durante a apresentação do Ranking ABRAS 2023 e da homenagem às 30 maiores empresas supermercadistas brasileiras, que aconteceu durante o terceiro dia do Smart Market ABRAS, o presidente da ABRAS, João Galassi, ressaltou à época a escalada contínua do varejo alimentar no Brasil. “Temos números exponenciais no setor supermercadista, o que vem reforçar ainda mais a grandeza de nossa atuação e mostrar o resultado de nosso intenso trabalho para atender da melhor forma os mais de 28 milhões de consumidores que passam em nossas lojas diariamente.”

 

Vale ressaltar que em 2023 a pesquisa teve um crescimento de 1,7% de empresas participantes, ou seja, foram mais 21 empresas. Em 2022 foram 1.226 respondentes, 1.247 empresas que participaram do estudo no ano passado, com um faturamento conjunto de R$ 509,1 bilhões.

 

Em 2023 a pesquisa contemplou as mesmas 849 empresas respondentes de 2022, com isso, obtivemos uma alta consistência de resultados. Em 2022, tivemos uma alta de 20,9% de faturamento, de R$ 404 bilhões (2021) para R$ 486 bilhões (2022); 7,3% de aumento em quantidade de lojas, de 8.417 (2021) para 9.031 (2022); um aumento de 3,8% de funcionários, ou seja, de 781 mil (2021) para 811 mil (2022); e uma alta de 10,1% de check-outs, que passou de 71 mil (2021) para 78 mil check–outs (2022).

 

Importante lembrar que os dados gerais de faturamento e de lojas foram atualizados pela NielsenIQ, contemplando todos os canais de distribuição dos supermercados, ou seja, estes indicadores abrangem os números do canal atacarejo, mostrando a sua consolidação e preferência de compra por parte do consumidor, ampliando a sua presença no território nacional. A cada ano, a ABRAS se empenha em aprimorar e acompanhar as frequentes mudanças do setor e registrando a realidade do varejo alimentar.

 

Ranking ABRAS 2024

Os novos números do Ranking ABRAS 2024 serão apresentados em poucos dias. Em breve todos terão acesso a essa nova radiografia do setor supermercadista que serve de termômetro para o governo e a sociedade avaliarem a amplitude e a força do segmento supermercadista. A apresentação do estudo será divulgada no Smart Market 2024.

 

Vale lembrar que o Ranking ABRAS conta com toda a legitimidade da Associação para esclarecer os pormenores do varejo alimentar brasileiro – e com a chancela da NilsenIQ. A pesquisa apresenta informações sobre faturamento, dados físicos, formato de loja, meios de pagamento, investimentos, entre outras informações.

 

“Este é o mais completo estudo sobre o varejo supermercadista realizado pela ABRAS a 47 anos”, ressalta o vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan.

 

Para participar é muito simples, basta acessar o site ranking.abras.com.br e responder o questionário, nele disponível. Corra que ainda dá tempo!



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