O TRT-4 retomou, neste domingo (19/5), o funcionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e dos demais sistemas digitais. O site oficial também está no ar, novamente.
O religamento do datacenter foi viabilizado por dois geradores de energia que chegaram de São Paulo na sexta-feira (17). O prédio-sede do Tribunal segue sem energia elétrica. As equipes técnicas do TRT-4 trabalharam incansavelmente no final de semana para a reativação da estrutura tecnológica.
Devido ao alagamento nas suas dependências e à falta de energia, o Tribunal, por segurança, desligou o datacenter no dia 3 de maio. Durante o período, uma página emergencial ficou no ar com as informações e orientações sobre os serviços. Foram estabelecidos procedimentos para medidas urgentes e expedição de alvarás, mesmo com o PJe fora do ar. Os prazos processuais estão suspensos desde 2 de maio.
A suspensão de prazos, audiências, sessões de julgamento, perícias, cumprimento de mandados e atendimento presencial vai até 31 de maio, nos termos da Portaria 1.833/2024. O atendimento ao público é prestado de maneira remota durante este período. Acesse aqui as informações.
Esforços
O presidente Ricardo Martins Costa, o vice-presidente Alexandre Corrêa da Cruz e a corregedora Laís Helena Jaeger Nicotti acompanharam, na manhã deste domingo, os trabalhos de reativação do datacenter. O juiz Luis Henrique Bisso Tatsch, representante da Amatra IV, também esteve presente.
O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), André Farias, informou que, desde o desligamento do datacenter, as equipes se empenharam na análise de todas as alternativas para a retomada mais breve possível dos serviços digitais. "Assim que o plano se mostrou viável, trabalhamos incessantemente, envolvendo diversas áreas do Tribunal e a Administração. Com a chegada dos novos geradores, as equipes trabalharam dia e noite para reativar os sistemas", comentou Farias.
"A Administração faz um agradecimento especial a todas as servidoras e servidores que estiveram empenhados neste trabalho incansável", disse o presidente Ricardo Martins Costa.
“Desde o momento em que houve a necessidade de desligamento do datacenter, em razão das enchentes que assolaram o nosso Estado, a Administração do Tribunal, juntamente com o Gabinete de Crise e com os servidores e servidoras, foi incansável no retorno da funcionalidade dos sistemas de informática para o exercício pleno da jurisdição. Estão todos e todas de parabéns pelo retorno dos sistemas”, comentou o vice-presidente Alexandre Corrêa da Cruz.
“Neste momento de muita tristeza, sinto um orgulho muito grande de integrar a atual Administração e poder ver de perto o esforço extraordinário, incansável, de toda a nossa equipe, para que a prestação jurisdicional se restabelecesse no menor prazo possível”, manifestou a corregedora, desembargadora Laís Helena Nicotti.
"É muito importante que nossos sistemas voltem a funcionar. Isso aconteceu graças ao empenho da Administração e dos nossos servidores, que atuaram incansavelmente nesses dias, buscando todos os meios e envolvendo equipes de diversos setores. Temos orgulho de fazer parte do TRT-4 porque as pessoas desta instituição são dedicadas e amam a Justiça do Trabalho. Também destaco o belo trabalho voluntário prestado por nosso pessoal para ajudar as vítimas das enchentes, em nossos pontos de doações e outros locais. Agora, com a volta do sistema, o TRT-4 pode retomar sua principal atividade, que é a prestação jurisdicional", disse a vice-corregedora, desembargadora Maria Madalena Telesca.
Na foto ao lado, tirada neste domingo, da esquerda para a direita: Luis Henrique Tatsch, Yusef Gidão (Setic), André Farias, Laís Helena Nicotti, Ricardo Martins Costa, Alexandre Cruz e Marcos Aurélio Silva (Setic).
Fonte: Secom/TRT4
Fonte: TRT 4ª Região – 19/05/2024