A Justiça do Trabalho gaúcha lançou, nesta quinta-feira (27/6), a nova página do Abre em nova abaCentro de Inteligência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (CIT4R)Abre em nova aba. Ela está disponível no menu "Institucional/Centro de Inteligência" do site do TRT-RS.
A página reúne as notas técnicas elaboradas pelo CIT4R, com orientações sobre procedimentos a serem adotados pelas unidades judiciárias do TRT-RS e pela comunidade jurídica. Elas sugerem ações e alterações normativas para reduzir a litigiosidade repetitiva ou de massa, buscando uma prestação jurisdicional mais eficaz e alinhada com as necessidades da região.
“O novo espaço traz mais visibilidade às atividades do Centro, facilitando o acesso às notas técnicas que forem aprovadas, além de uma variedade de dados e informações cruciais para auxiliar magistrados, servidores e a comunidade jurídica em geral”, destaca o coordenador do grupo decisório do CIT4R, desembargador Wilson Carvalho Dias.
Além das notas técnicas do TRT-RS, a página também disponibiliza os seguintes conteúdos:
- Acordos de cooperação: Informações sobre os acordos de cooperação técnica celebrados pelo TRT-RS. Eles buscam fortalecer parcerias estratégicas para aprimorar a atuação na área trabalhista.
- Centros dos TRTs: Links dos Centros de Inteligência dos 24 TRTs do país, facilitando também a consulta às notas técnicas publicadas por outras regiões.
- Painéis: Acesso aos painéis de grandes litigantes, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e de grandes devedores da Justiça do Trabalho, elaborado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Também está disponível o painel de estatísticas do Poder Judiciário (DATAJUD), do CNJ.
CIT4R
O Centro de Inteligência do TRT-RS identifica e propõe soluções para o tratamento de demandas estratégicas, repetitivas e de massa. Composto por um Grupo Decisório e um Grupo Operacional, ele trabalha juntamente com outras unidades administrativas e judiciárias para promover a autocomposição e o encaminhamento de soluções administrativas.
Aprimoramento contínuo
O CIT4R atua em conjunto com a Comissão de Uniformização de Jurisprudência, o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (NUGEPNAC), o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (NUPEMEC) e o Núcleo de Cooperação Judiciária. Além disso, mantém a interlocução com os demais Centros de Inteligência do Poder Judiciário. A integração fortalece a colaboração e a troca de experiências para o aprimoramento contínuo do sistema judiciário.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-4)
Fonte: TRT 4ª Região – 28/06/2024