Receita Federal do Brasil Realiza Evento Internacional Sobre Reforma Tributária

Leia em 1min 30s

O encontro contou com a presença de especialistas da RFB, representantes de organismos internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

A Receita Federal do Brasil (RFB) promoveu nesta terça-feira (19/11) um evento internacional de grande relevância para debater os avanços e desafios da Reforma Tributária sobre o Consumo no Brasil.

Realizado de forma virtual, o encontro contou com a presença de especialistas da RFB, representantes de organismos internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

O evento teve sua abertura oficial pelo o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, que destacou a importância histórica da reforma, que busca simplificar o sistema tributário, fortalecer a segurança jurídica, promover justiça fiscal e reduzir os custos de cumprimento das obrigações fiscais.

A programação incluiu apresentações detalhadas realizadas por especialistas da Receita Federal, abordando as mudanças estruturais propostas pela reforma e sua implementação tecnológica, que promete modernizar processos de controle e auditoria fiscal. Entre os destaques, foram explorados temas como a redução da complexidade do sistema tributário, a promoção do compliance fiscal e os benefícios esperados para o ambiente de negócios no Brasil.

Os representantes dos organismos internacionais também contribuíram com análises sobre as boas práticas globais em reformas tributárias e compartilharam suas perspectivas técnicas sobre os impactos da iniciativa brasileira. Maria Cristina Mac Dowell (BID), Miguel Pecho (FMI) e Cornelius Fleischhaker (Banco Mundial) trouxeram contribuições que enriqueceram o evento com uma visão global e técnica, alinhando a experiência internacional com as especificidades locais.

O evento reafirmou o compromisso da Receita Federal em liderar, com transparência e eficiência, os esforços para a implementação da Reforma Tributária no Brasil, fortalecendo a competitividade econômica do país e promovendo um sistema mais justo e inclusivo para todos os contribuintes.

Os links dos vídeos das apresentações em português, espanhol e inglês, bem como os slides em português e inglês estão disponíveis logo abaixo:

Vídeo em português 

Apresentação em português 

Vídeo em espanhol 

Apresentação em inglês 

Fonte: Receita Federal – 19/11/2024


Veja também

Debatedores alertam que reforma tributária pode prejudicar competitividade das PMEs

A maioria dos debatedores presentes, nesta terça-feira (19), à audiência pública que discutiu o Simples Nacional e o...

Veja mais
ICMS-Difal não compõe a base de cálculo de PIS e Cofins, define STJ

O ICMS-Difal não compõe a base de cálculo das contribuições ao PIS e Cofins. A conclusão é da 1ª Turma do Super...

Veja mais
Substituído tributário não tem legitimidade para contestar ICMS-ST, diz STJ

O ICMS por substituição tributária (ICMS-ST) sobre a venda de combustíveis é recolhido pela refinaria (substituta t...

Veja mais
Autuação aplicada pela Receita Federal sem direito a defesa é anulada

A cobrança de créditos tributários deve ser suspensa caso a Receita Federal não respeite o direito à ampla defesa...

Veja mais
Sem prova de coação, TST mantém acordo extrajudicial de quitação

A Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do TST rejeitou o pedido de um motorista de Cajazeiras (...

Veja mais
eSocial – Bloqueio de envio de período de apuração futuro no S-1210 e S-2501

Desde 24/10/2024 não é mais permitido o envio do evento S-1210 – Pagamentos de Rendimentos do Trabalho – e S-2501 ...

Veja mais
Encerra-se no dia 16 de dezembro a possibilidade de atualização de bens imóveis a valor de mercado com alíquotas reduzidas

Os contribuintes têm até o dia 16 de dezembro para optar pela atualização e pagar o imposto sobre a diferença entr...

Veja mais
TST regulamenta plantão judiciário em feriados e fins de semana

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, editou um ato que regulamenta os plant...

Veja mais
Cotas de PcD e aprendizes devem ter empregados ativos como base de cálculo

Com o entendimento de que as cotas em questão devem ser calculadas sobre o número de empregados ativos, excluindo-se, ...

Veja mais