Projeto-piloto será iniciado no Rio de Janeiro
O MTE disponibilizará no primeiro semestre de 2025 a Plataforma Unificada de Atendimento, a UNA, para todas as unidades da federação. O instrumento foi idealizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para facilitar o acesso aos serviços prestados pelas Superintendências, Gerências e Agências Regionais do Trabalho e Emprego A UNA será iniciada por meio de projeto-piloto a partir de 11 de dezembro no estado do Rio de Janeiro, onde os cidadãos poderão solicitar seus atendimentos por meio da UNA.
O objetivo principal é que as solicitações sejam mais rápidas e seguras. A UNA oferecerá um conjunto de funcionalidades para o gerenciamento de serviços de atendimento presencial ou remoto. Com a plataforma será possÃvel enviar documentos digitalizados, acompanhar ou remarcar agendamentos.
Os benefÃcios aos cidadãos vão além da agilidade e segurança na solicitação de serviços; integrar usuário e unidade de atendimento, o que vai desburocratizar etapas; agendar atendimento presencial; e a criação de protocolo e atendimento remotos para solicitações e requerimentos eletrônicos.
Em contrapartida, o MTE contará com maior controle e segurança no atendimento uma vez que os protocolos serão autenticados na plataforma Gov.br e integrará processos eletrônicos e execução de tarefas.
Estarão disponÃveis os seguintes atendimentos para os cidadãos, Unidades do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como outros órgãos vinculados ao MTE:
Agendamentos e atendimentos para os seguintes serviços:Â
Solicitação da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
Solicitações sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);
Solicitações sobre o Empregador Web;
Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre o Abono Salarial;
Agendamento para o serviço Multas e Recursos;
Agendamento para o serviço Orientação Trabalhista;
Esclarecimento de dúvidas sobre o Registro Profissional; e
Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre o Seguro-Desemprego.
Fonte: MTE – 09/12/2024