Campeãs de reclamações registradas nos Procons de todo o país, algumas das maiores empresas brasileiras -como Banco do Brasil, Itaú/ Unibanco, Bradesco, Santander, as telefônicas Claro, Vivo e TIM e os supermercados Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart -tiveram que enviar ao Ministério da Justiça, por escrito, metas públicas de redução de reclamações de consumidores. As cartas de compromisso, assinadas pelos presidentes de cada uma das empresas, serão divulgadas a partir de hoje no site do ministério. Elas têm um ano para cumprir a promessa.
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Entre os supermercados, o compromisso mais ousado foi o do Pão de Açúcar, que se comprometeu com redução de 30% das reclamações (foram 14 mil em 2009). Carrefour prometeu queda de 15% e Walmart, de 5%. Com 63.489 queixas no ano passado, o campeão Itaú/Unibanco disse que reduzirá o número em 13,8%; o Bradesco, com 32.422, em 10%. E o Banco do Brasil, com 16.889, em 10%.
Veículo: Folha de São Paulo