As empresas campeãs de reclamações dos consumidores se comprometeram a melhorar seus atendimentos. A Telefônica, o Itaú Unibanco, a Eletropaulo, a TIM, a Net e a Medial assinaram um termo de compromisso com a Fundação Procon-SP que estabelece metas de redução de reclamações de consumidores contra elas junto ao órgão.
A Telefônica, líder absoluta no ranking de reclamações, se comprometeu a reduzir em 42% todas as suas demandas. O grupo Itaú Unibanco deverá reduzir 20% das reclamações fundamentadas e a Eletropaulo, 10%.
Os compromissos foram firmados para um período de 12 meses. No caso de descumprimento das metas, as empresas deverão executar ações de educação para o consumo, como veiculação de programas educativos e impressão de cartilhas.
Doze empresas não assinaram o acordo, mas comprometeram-se a reduzir o número de atendimentos e reclamações e também fixaram metas. São elas: Bradesco, Santander, HSBC, Banco do Brasil, Carrefour, Sabesp, Positivo Informática, Itálica, Samcil, Imbra, Vivo e Grupo Oi. Juntas, as 18 empresas representam 59% do total de reclamações registradas e 45% do total de atendimentos registrados no órgão. Treze empresas recusaram-se a fixar metas de redução, entre elas a Caixa Econômica, Casas Bahia e B2W.
Veículo: DCI