Imposto na nota fiscal já é uma realidade

Leia em 2min 20s

Empresas de grande porte já emitem o cupom fiscal discriminando o valor do imposto pago pelo consumidor quando este compra algum produto. Esta informação terá de constar dos cupons fiscais emitidos por todas as empresas a partir do dia 8 de junho, como previsto pela Lei 12.741, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no final do ano passado. As companhias que já informam ao contribuinte o valor do imposto – em fase experimental – são as Lojas Renner, a Riachuelo e a Telhanorte.
 
De acordo com Alfeu Camargo de Oliveira, gerente regional da Lojas Renner, a implantação do serviço foi simples. "O sistema começou a operar 15 dias após recebermos os dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que elaborou toda a base de cálculo que alimenta o sistema que lança as informações novas nas notas", disse Oliveira.
 
A metodologia de cálculo desenvolvida pelo IBPT está sendo oferecida gratuitamente pelo instituto até o dia 15 de maio. Para obter o sistema, o empresário deve entrar em contato com o instituto ou ACSP. A lei estabelece que qualquer instituição nacional que trabalhe com a apuração de dados econômicos pode oferecer sua metodologia às empresas.
 
Juliano Montroni, coordenador de sistemas da Riachuelo, também destaca a simplicidade para a implantação do sistema. Na opinião dele, "empresas menores, com menos volume de emissões de nota, terão ainda mais facilidade". Montroni falou também sobre a importância da nova informação que passou a constar nos seus cupons fiscais. "É uma forma de reeducar o brasileiro. Tendo o imposto impresso na nota, o consumidor terá algo tangível nas mãos para cobrar retornos do governo por aquilo que contribuí", afirmou o representante da Riachuelo.
 
O texto da Lei 12.741 nasceu dentro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), sendo que seus preceitos foram antecipados pelo movimento de Olho no Imposto, que percorreu diversos municípios para divulgar o peso dos impostos sobre o preço dos produtos e serviços consumidos no dia a dia. O movimento, liderado pela Associação Comercial, teve a participação do IBPT, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e outras 102 entidades que lutaram pela regulamentação da discriminação dos tributos nas notas ou cupons fiscais. O movimento coletou 1,5 milhão de assinaturas pedindo a aprovação da lei, o que foi conseguido ao final de 2012.
 
Sobre o imposto na nota fiscal, Gilberto Luiz do Amaral, presidente do Conselho Superior do IBPT destacou o caráter educacional da medida. "Com o tempo, as pessoas deixarão de dilapidar o patrimônio público, passarão a valorizar o bem comum e a defendê-lo. Entenderão que os impostos são necessários e conseguirão associar os valores que pagam com uma boa ou má aplicação dos recursos", afirmou.



Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Varejo quer debater excessos de sal e açúcar

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) deve propor hoje, na abertura do congresso anual do setor, a...

Veja mais
Cosméticos conseguem liminar contra dados na NF

A Abihpec (associação brasileira da indústria de cosméticos) conseguiu suspender a medida qu...

Veja mais
Integração na agropecuária

A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou ontem lei que institui a Política Nacional de Integra...

Veja mais
ICMS diferenciado pode chegar ao comércio

Donos da maior fatia dos votos da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senadores das regiões Norte...

Veja mais
Adiamento da instrução normativa 27

  Adiamento Fabricantes de cachaça se movimentam mais uma vez para um adiamento do prazo para a adoç...

Veja mais
Fabricantes de sal têm 90 dias para se adequar à redução de iodo presente no sal

As empresas fabricantes de sal têm 90 dias para se adequar à redução da quantidade de iodo pr...

Veja mais
Brasil propõe ampliar proteção do consumidor turista no âmbito internacional

Assegurar informação e assistência mútua aos turistas e o acesso à justiça no p...

Veja mais
Governo assina norma para ampliar defesa do consumidor

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assinou, nesta terça-feira, 23, resoluçã...

Veja mais
Limite para uso de gorduras trans nos alimentos

A Comissão de Seguridade Social da Câmara aprovou proposta que obriga o Ministério da Saúde a...

Veja mais