O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) espera que entre na pauta do Congresso Nacional amanhã (2) a votação para desoneração da folha de pagamento do setor varejista. A perspectiva do Instituto é que com a medida aprovada, a nova legislação já comece a valer a partir de julho.
A Medida Provisória (MP) 610, que trata exatamente desse benefício, e que atingiu os mais diversos setores da economia, ainda não chegou ao varejo. "Precisamos lutar para que ela seja aprovada em caráter de urgência, pois o varejo foi o único setor que ainda não foi beneficiado pelas desonerações feitas pelo governo", argumentou Flávio Rocha, presidente do IDV.
Com relação ao corte do IPI, que terminaria este domingo (30), mas passará a valer até o final de setembro, com redução do desconto, Rocha prevê bons resultados. "Esta medida continuará a estimular a economia. Como contrapartida, os associados do IDV fizeram um pacto para não aumentar o preço dos produtos", diz Luiza Helena Trajano, vice-presidente do IDV e presidente da rede Magazine Luiza.
Em reunião realizada ontem os associados do IDV mostraram apoio às recentes manifestações populares ocorridas em todo o País. "Durante décadas, essa relação com o poder público foi de subserviência. Nos últimos anos, dezenas de milhões de brasileiros saíram da pobreza. Esse enorme contingente saiu dessa condição de súditos e passou a ser consumidor. Esse enorme contingente passou a ver esse Estado como um fornecedor de serviços como qualquer outro. Passou a esperar baixo custo e eficiência, como espera de qualquer outro produto ou serviço. O custo desse fornecedor e a precariedade dos serviços que oferece ficaram evidentes", disse Rocha.
FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) entregou propostas de melhorias nas políticas públicas para pequenas empresas ao presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, o deputado federal Pedro Eugênio (PT/PE).
Um dos destaques entre as demandas é a criação de mecanismos que facilitem a associação entre as pequenas empresas. "É impossível achar que a pequena empresa vai enfrentar a grande sozinha", comenta o presidente do Conselho da Pequena Empresa da FecomercioSP, Paulo Feldmann.
Veículo: DCI