Unilever vai à Justiça contra maionese sem ovo nos EUA

Leia em 2min 20s

A Unilever entrou com processo contra a Hampton Creek, uma fabricante de alimentos sem ovos, acusando a campanha do produto Just Mayo de usar "falsa propaganda e concorrência desleal" para arrebatar participação de mercado de sua marca Hellmann's.

 



O produto, que começou a ser vendido há pouco mais de um ano, usa plantas em vez de gema de ovo para produzir uma maionese alternativa que a empresa sustenta ser mais saudável e mais benéfica ao ambiente. O processo da Unilever, um das maiores fabricantes de bens de consumo do mundo, com valor de mercado de US$ 70 bilhões, pede que a Just Mayo seja retirada do mercado nos Estados Unidos até o fim do ano.

A Unilever também quer receber uma indenização sem valor definido por "danos sérios e irreparáveis" que sustenta terem sido infligidos pela Hampton Creek a suas vendas e marca pelo que chama de marketing "literalmente falso". A contestação legal chega em um momento crucial para a Hampton Creek, que tem sede em San Francisco e está em nova rodada de captação de dezenas de milhões de dólares com investidores. Entre seus financiadores estão nomes como Bill Gates, fundador da Microsoft; Li Ka-shing, um bilionário de Hong Kong; e Jerry Yang, cofundador do Yahoo.

A Hampton Creek reagiu acusando a Unilever de "mentalidade antiquada" e de hipocrisia, tendo em vista as próprias promessas da firma anglo-holandesa de explorar opções vegetais aos ovos e de usar ovos de galinhas criadas soltas em seus produtos até 2020.

"Apesar do nome, a Just Mayo não contém apenas maionese. Na verdade, nem é maionese", afirma a Unilever na ação judicial. "Pela regulamentação federal, pelas definições comuns de dicionários e pela forma como os consumidores a compreendem 'maionese' ou 'maio' ['mayo', em inglês] é um produto que contém ovos. Esse ingrediente não existe na Just Mayo."

Para a Unilever, o produto "não se comporta como maionese de verdade, quando aquecido", porque seus óleos se separam. E acrescenta que há adição de um conservante em alguma das versões. A Hampton Creek argumenta que a Hellman's e a maioria dos demais concorrentes também o usam. Apesar de estar à venda há pouco mais de um ano, a Hampton Creek conseguiu garantir uma rede de distribuição significativa para a Just Mayo, incluindo os supermercados Walmart e Tesco.

A maionese Hellman's tem vendas anuais superiores a € 1 bilhão. A divisão de alimentos do grupo, da qual a maionese faz parte, é a única das quatro da Unilever que teve declínio nas vendas no primeiro semestre do ano. Embora altamente rentáveis, o segmento de cremes e margarinas tem alta exposição a mercados como Estados Unidos e União Europeia, de baixo crescimento e concorrência feroz. (Tradução de Sabino Ahumada)



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Holding que detém Johnnie Walker quer barrar nome de bebida mineira

A multinacional entrou com ação no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) para barrar o uso d...

Veja mais
CMB discute horário de supermercado

Funcionamento aos domingos e de turno 24h está na pauta de hoje   A Câmara Municipal de Belém...

Veja mais
Guia alimentar do governo federal ataca produtos industrializados

Cartilha é lançada com linguagem simplificada para atingir população   Depois de tra&...

Veja mais
Câmara debate sobre supermercados

Vereadores e funcionários divergem sobre domingos e feriados   Funcionários de supermercados de Bel...

Veja mais
Bebidas: Governo propõe modelo novo de tributação

O governo propôs ao setor de bebidas frias um novo modelo de tributação baseado no regime "ad valore...

Veja mais
Comissão questiona sistema de cobrança do ICMS para bebidas alcoólicas na Justiça do Rio de Janeiro

A mudança no sistema de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço...

Veja mais
Governo reúne dados para mostrar fim da recessão

  Veículo: O Estado de S. Paulo...

Veja mais
Produto com dois preços poderá ser levado para casa de graça em todo o país

No Rio, acordo assinado entre Defensoria Pública e associação de supermercados já prevê...

Veja mais
Governo arma novo modelo de tributação para bebidas

O governo prepara um novo modelo de tributação para o setor de bebidas frias (cervejas, águas, isot...

Veja mais