A Unilever entrou com processo contra a Hampton Creek, uma fabricante de alimentos sem ovos, acusando a campanha do produto Just Mayo de usar "falsa propaganda e concorrência desleal" para arrebatar participação de mercado de sua marca Hellmann's.
O produto, que começou a ser vendido há pouco mais de um ano, usa plantas em vez de gema de ovo para produzir uma maionese alternativa que a empresa sustenta ser mais saudável e mais benéfica ao ambiente. O processo da Unilever, um das maiores fabricantes de bens de consumo do mundo, com valor de mercado de US$ 70 bilhões, pede que a Just Mayo seja retirada do mercado nos Estados Unidos até o fim do ano.
A Unilever também quer receber uma indenização sem valor definido por "danos sérios e irreparáveis" que sustenta terem sido infligidos pela Hampton Creek a suas vendas e marca pelo que chama de marketing "literalmente falso". A contestação legal chega em um momento crucial para a Hampton Creek, que tem sede em San Francisco e está em nova rodada de captação de dezenas de milhões de dólares com investidores. Entre seus financiadores estão nomes como Bill Gates, fundador da Microsoft; Li Ka-shing, um bilionário de Hong Kong; e Jerry Yang, cofundador do Yahoo.
A Hampton Creek reagiu acusando a Unilever de "mentalidade antiquada" e de hipocrisia, tendo em vista as próprias promessas da firma anglo-holandesa de explorar opções vegetais aos ovos e de usar ovos de galinhas criadas soltas em seus produtos até 2020.
"Apesar do nome, a Just Mayo não contém apenas maionese. Na verdade, nem é maionese", afirma a Unilever na ação judicial. "Pela regulamentação federal, pelas definições comuns de dicionários e pela forma como os consumidores a compreendem 'maionese' ou 'maio' ['mayo', em inglês] é um produto que contém ovos. Esse ingrediente não existe na Just Mayo."
Para a Unilever, o produto "não se comporta como maionese de verdade, quando aquecido", porque seus óleos se separam. E acrescenta que há adição de um conservante em alguma das versões. A Hampton Creek argumenta que a Hellman's e a maioria dos demais concorrentes também o usam. Apesar de estar à venda há pouco mais de um ano, a Hampton Creek conseguiu garantir uma rede de distribuição significativa para a Just Mayo, incluindo os supermercados Walmart e Tesco.
A maionese Hellman's tem vendas anuais superiores a € 1 bilhão. A divisão de alimentos do grupo, da qual a maionese faz parte, é a única das quatro da Unilever que teve declínio nas vendas no primeiro semestre do ano. Embora altamente rentáveis, o segmento de cremes e margarinas tem alta exposição a mercados como Estados Unidos e União Europeia, de baixo crescimento e concorrência feroz. (Tradução de Sabino Ahumada)
Veículo: Valor Econômico