Brasília reúne representantes da cadeia nacional de abastecimento

Leia em 3min 10s

Fórum promovido pela ABRAS debaterá temas como reforma tributária de consumo, política nacional de resíduos sólidos, modernização do sistema de prazo de validade e isenção de doações de alimentos

 

 Evento vai contar com a presença das principais autoridades e lideranças de 16 setores que compõem a Cadeia Nacional de Abastecimento. 

  O Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS ESG vai reunir, no dia 10 de junho, no B Hotel em Brasília, as principais autoridades e lideranças dos setores que compõem a Cadeia Nacional de Abastecimento. Esta é a quarta edição do evento, que é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) com o objetivo de debater ideias e soluções para desafios estratégicos, econômicos, mercadológicos, institucionais e regulatórios da Cadeia.

  Dezesseis entidades que compõem o FCNA estarão no evento. Juntas, elas representam os setores que vão desde os insumos agropecuários até o varejo alimentar e somam cerca de 80% da produção nacional consumida no Brasil.

  A programação do evento prevê a discussão de temas como a redução de custos, com foco na aprovação de leis complementares da reforma tributária; promoção do consumo consciente através da economia circular; combate ao desperdício com a adoção do conceito "best before", que estende a data de validade dos produtos alimentícios; enfrentamento da fome, que pretende isentar de impostos doações de alimentos e criar uma plataforma que ajuda a conectar o mapa do desperdício com o mapa da fome.

  Esta edição traz uma inovação no formato, que propiciará que a sociedade civil organizada, representada pelas 16 entidades que compõem a Cadeia, debata com as autoridades governamentais em um desenho circular. Para o presidente da ABRAS, João Galassi, a edição de 2024 promoverá mais troca de conhecimento e maior compartilhamento de conteúdo. “O debate ficará ainda mais rico e envolvente porque traremos um desenho inovador, que ampliará as oportunidades de diálogo e de contribuição de cada um dos elos dessa importante cadeia”, explica.

  Também participarão do evento apoiadores institucionais, como Fernando Gamboa, sócio líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e América do Sul, Joélcio Carvalho, gestor de programas do Centro de Excelência Contra a Fome no Brasil do Programa Mundial de Alimentos da ONU, e Camila Valverde, diretora de impacto da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

 Como realizado nas edições passadas, ao final do evento será publicado um relatório com as principais conclusões e apresentação das definições para cada tema discutido, o que permite o acompanhamento da implementação das ações propostas e o acesso ao conteúdo. Acesse os relatórios de edições anteriores.

 Integram a Cadeia Nacional de Abastecimento: Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS;Associação Brasileira da Indústria de Alimentos – ABIA; Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores – ABAD; Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC; Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional – ABIPLA; Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas – ABIR; Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA; Associação Brasileira de Logística – ABRALOG; Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio – ABRALATAS; Associação Brasileira dos Produtores de Milho – ABRAMILHO; Associação Nacional de Restaurantes – ANR; Associação Brasileira de Embalagem – ABRE

 

SERVIÇO

 

Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS - ESG

Data: 10 de junho de 2024 Horário: 9h às 17h30

Local: B Hotel, Brasília – DF.

 

fcna.abras.com.br

 

Jornalistas   interessados    na    cobertura    presencial    devem    preencher    o   formulário       abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/1jfx_Zg9DP0TQd8MwPwmcfJ8lei3NiC6oqcIQ9duLX7I/edit


Veja também

Consumo nos Lares Brasileiros acumula alta de 2,07% no quadrimestre, aponta ABRAS

  Acesse aqui a Apresentação Completa.    O Consumo nos Lares Brasileiros acumula alta de ...

Veja mais
#AjudaSul: Grupo Carrefour Brasil e Correios unem esforços em prol do RS

Empresas fecham parceria para armazenamento de doações ao povo gaúcho     Em apoio &agr...

Veja mais
CEO do Grupo Carrefour Brasil fala sobre as chuvas no Rio Grande do Sul

Stéphane Maquaire comentou sobre congelamento de preços em virtude da tragédia no RS e o processo d...

Veja mais
#AjudaSul: setor supermercadista segue contribuindo em prol do RS

Empresas de todo o País continuam apoiando o povo do sul; você empresário, participe também d...

Veja mais
#AjudaSul: itens produzidos no RS seguem em destaque nas redes supermercadistas

Como forma de ajudar na recuperação da economia local, prateleiras com itens oriundos do estado gaú...

Veja mais
#AjudaSul: Indústria adere a campanha em prol do RS

“Trata-se de um apoio momentâneo e logo, logo daremos a volta. Comprem produtos do Rio Grande do Sul”,...

Veja mais
#AjudaSul: Gôndolas com produtos do RS têm grande destaque nas redes supermercadistas,

Cada compra é um gesto de solidariedade e esperança”, declarou o diretor comercial do Jaú Ser...

Veja mais
#AjudaSul: AGAS, FIERGS e ABRAS disponibilizam o “Selo da Indústria Gaúcha”

Em uma excelente parceria e iniciativa, as três entidades seguem juntas em apoio ao povo gaúcho   &n...

Veja mais
O crescimento da experiência fresca e natural

O consumidor está mais preocupado com sua saúde, por isso os supermercados notaram um aumento na busca de ...

Veja mais